Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo Seletivo 2024: últimos dias para inscrições



última semana para inscrições

 

Estes são os últimos dias de inscrições abertas para o Processo Seletivo 2024 para ingresso nos Colégios Técnicos da Universidade Federal de Santa Maria. As oportunidades se encontram em duas instituições: o Colégio Politécnico e o Colégio Técnico Industrial. No total, são mais de 900 vagas, entre ensino médio e cursos técnicos.


Para o Colégio Politécnico da UFSM, além do seu tradicional ensino médio, há vagas também para 18 opções de cursos técnicos pós-ensino médio, todas para estudo gratuito. Sobre as oportunidades de formação técnica, são cursos com duração de até 2 anos, que entregam certificação por módulos a cada semestre cursado, com aulas práticas e totalmente voltadas para o mundo do trabalho. As inscrições encerram na próxima quarta-feira, dia 08/11. As provas acontecem em 17 de dezembro e o início das aulas é para 2024. Para se inscrever e ter mais informações, basta acessar: ufsm.br/colegios.

 

Experiências e formação amplificada
A formação técnica é voltada para o “aprender fazendo”, de forma que os colégios da UFSM possuem uma ampla e diversificada infraestrutura de laboratórios para a realização das práticas. Ao longo dos semestres, os cursos também promovem uma série de atividades além da sala de aula que fazem diferença na formação. Nas diferentes áreas, são organizadas viagens de estudo, visitas técnicas e eventos que recebem empresas e instituições para um contato mais direto com a realidade do mercado de trabalho.


Outro grande diferencial de um curso técnico na UFSM é a possibilidade de conhecer experiências de pesquisa científica e atividades de extensão por meio de projetos, como é o caso do AdvancedFarm 360, com foco em tecnologias para agricultura, da Polifeira do Agricultor, da Floresce – Floricultura Escola e tantas outras oportunidades, nas quais o aluno pode descobrir outras habilidades e interesses ao longo do curso. Do mesmo modo, existem atividades e metodologias que dão suporte a iniciativas de empreendedorismo, para que os profissionais finalizem sua formação com um repertório ampliado.


Benefícios e apoio aos estudos
Depois de matriculados na UFSM, todos os estudantes podem usufruir de benefícios para dar prosseguimento aos seus estudos, como acesso ao Restaurante Universitário e desconto na passagem de ônibus (metade do valor). Aqueles que se encaixam no perfil podem obter benefício estudantil e se candidatar a uma vaga na Casa do Estudante (residentes fora do município de Santa Maria). Além disso, há várias oportunidades de bolsas de estudos para aqueles estudantes que ainda não estão atuando no mercado de trabalho.

 

 

Saiba mais sobre os cursos clicando AQUI.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7801

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes