Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico encerra Outubro promovendo eventos de diferentes eixos



Durante todo mês de Outubro o Colégio Politécnico promoveu eventos como palestras, mostras e minicursos.  As iniciativas discutiram diferentes assuntos nos eixos tecnológicos de agropecuária, saúde e informática, reunindo a comunidade acadêmica e externa.  

 

TI em Foco

No dia 19, em sua primeira edição, o evento “TI em foco” reuniu estudantes dos cursos Técnico em Informática e Tecnologia em Sistemas para Internet, além do público externo. Para um dia com atividades em minicursos e palestra de encerramento. 

Os dois mini cursos oferecidos foram de: Programação em Python e Docker Básico e a palestra que encerrou o dia “Carreira acadêmica: como vencer na universidade” ministrada pelo prof dr da UFRGS , José Palazzo Moreira de Oliveira. O evento proporcionou aos participantes conhecimento técnico científico na área de TI, além de promover a integração de alunos e professores para troca de ideias.  

Mostra Interativa Saúde das Mulheres 

Na primeira Mostra de Saúde das Mulheres e Pessoas com Útero, que aconteceu no dia 19,  na sala inovadora, reuniu 118 visitantes entre estudantes do ensino médio do Colégio Politécnico, estudantes de cursos técnico e de graduação, docentes, Técnicos/as Administrativos/as em Educação da UFSM, mulheres e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Companhia do Recomeço e da Casa Verônica e comunidade em geral.

Organizado por docentes do Curso Técnico em Enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Saúde das Mulheres; Laboratório de Simulações e Práticas em Saúde e com o apoio da  Casa Verônica/Observatório de Direitos Humanos/UFSM e Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (projeto de extensão do Colégio -Profª. Laura Ferreira Cortes). 

Teve como intuito apresentar os trabalhos confeccionados por alunos do 4º semestre do Curso Técnico em Enfermagem na disciplina  Cuidado à Saúde das Mulheres.  Realizando a exposição de métodos contraceptivos  e peças anatômicas do sistema reprodutor feminino e masculino promovendo ações educativas e interativas com o público que esteve presente, também foi apresentado serviços para mulheres em situação de violência de gênero.

O tripé da agricultura sustentável 

Organizada pelo curso Técnico em Agricultura a palestra “O tripé da agricultura sustentável”, foi ministrada pelo influenciador e agricultor, Laércio Dalla Vecchia. Ocorreu no dia 23 no Centro de Convenções da UFSM e foi um dos eventos satélites da  38º edição da JAI, reunindo cerca de 650 participantes entre estudantes de  ensino técnico, graduação, pós-graduação, profissionais autônomos, produtores rurais e professores. 

Na palestra foram abordados temas como: a importância da matéria orgânica, da construção de perfil do solo, da rotação de culturas e o uso de plantas de serviço para incrementar a produtividade de grãos implantados em safra ou safrinha e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

Jornada da longevidade 

Outro evento satélite da  38º JAI foi o “Jornada da Longevidade Perspectivas e desafios do envelhecer”, a palestra ocorreu no dia 27, no auditório do Colégio Politécnico  e incluiu os cursos de: Técnico em Cuidado de Idosos, Terapia Ocupacional, Medicina, Educação Física e o  Programa de Pós Graduação em Gerontologia, além da Pró-Reitoria de Extensão e o ODH. 

A palestra foi gratuita e aberta ao público interessado, ministrado pelo Prof. Dr. da UFMG, especialista em ciências da saúde, gerontologia,  Edgar Nunes Moraes.  A atividade teve como objetivo promover discussões acerca do envelhecimento e sua complexidade. Além das palestras foram expostos trabalhos que farão parte de um e-book.  

Além dos eventos realizados pelo Colégio, o  Politécnico ainda esteve presente na ExpoFax-Feira Agroindustrial e Comercial de Faxinal do Soturno, divulgando seus cursos e também o processo seletivo de 2024. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7817

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes