Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Série de aulas da Oficina de Culinária Básica em Restinga Sêca foi concluída na última terça-feira

Ação é fruto da parceria entre Colégio Politécnico da UFSM, projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Restinga Sêca



Na última terça-feira (31), foi encerrada a Oficina de Culinária Básica, do Projeto de Extensão “Ações de capacitação e qualificação profissional para o processamento de alimentos e seus impactos sociais”. Na confraternização, estavam os concluintes da oficina e do curso de Produção de Cerveja Artesanal – finalizado em setembro deste ano – e a professora Magda Monego, ministrante das aulas, que considera o momento “marcado por sabores, aromas e muita emoção”.

Marcaram presença, também, as instrutoras Bianca Alves Cardoso e Karem Rodrigues Vieira, estudantes do 4º semestre dos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Fruticultura EaD do Colégio Politécnico da UFSM, respectivamente. Além delas, a diretora-geral da Proteção Social Básica e Especial, Ane Beladona Mallet, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Abel Oliveira, e o prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, participaram do encontro. 

A oficina teve como objetivo promover o conhecimento de ingredientes e suas principais funções e a experimentação de técnicas de pré-preparo e preparo de cada formulação. O trabalho em equipe, a ampliação da rede de contatos e a oportunização de outros modos de geração de renda foram pontos abordados e fomentados durante todo o curso. 

As 50h de aulas práticas foram conduzidas nas dependências do Salão da Igreja São Paulo, em Restinga Seca. Nesse período, foi estudada a produção de risotos, geleias, conservas de hortaliças, antepastos, panificados, cucas e panetones, salgados de festas, massas alimentícias e pizza. No total, foram fabricadas mais de 80 formulações diferentes, entre modos de preparo e sabores, degustadas e divididas entre os cursistas. Durante os cursos foram produzidos também, materiais para o Instagram (posts e Reels), que juntos totalizam mais de 30 mil visualizações. As publicações podem ser conferidas no perfil do curso Técnico em Alimentos (@tecnicoalimentosufsm).

 

Confira outras fotos do evento:

 

Fotos e informações: professora Magda Monego

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7808

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes