Alunos do Técnico em Fruticultura realizam visita técnica à Embrapa Clima Temperado

No dia 24 de novembro, alunos do curso Técnico em Fruticultura EAD, acompanhados pelo prof. Renato Trevisan, realizaram uma visita técnica à Embrapa clima temperado que fica localizado em Pelotas. o local é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que se dedica a pesquisas em fruticultura de clima temperado. A unidade tem como objetivo gerar tecnologias para a região de clima temperado brasileira, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A empresa realiza pesquisas para aprimorar a produção de frutas, hortaliças, arroz e leite, com foco especial em frutas temperadas.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar e aprender mais sobre o Melhoramento Genético aplicado nas plantas frutíferas, da seleção ao lançamento de uma nova cultivar. Durante a visita, a pesquisadora Dra. Maria do Carmo Bassols Raseira, explicou como o melhoramento genético pode ser usado para melhorar a produção de frutas. O melhoramento genético é um processo que envolve a seleção de plantas com características desejáveis e a criação de novas variedades através do cruzamento dessas plantas. O objetivo é criar plantas que sejam mais resistentes a doenças e pragas, que produzam frutas de melhor qualidade e que sejam mais adaptadas às condições climáticas locais.

A pesquisadora também explicou como a Embrapa Clima Temperado está trabalhando para desenvolver novas cultivares de frutíferas que sejam mais resistentes a doenças e pragas e que produzam frutas de melhor qualidade como o pessegueiro, o mirtileiro e a amora preta.

Na visita os estudantes ainda tiveram a possibilidade de conhecer os trabalhos que são desenvolvidos nos laboratórios de pôs colheita de frutas que asseguram a qualidade das frutas ao longo do tempo em câmaras frigoríficas e as análises necessárias para verificar a qualidade das frutas. Também conheceram a  nova cultivar brasileira de morango que foi lançada em 2023, a Cultivar Fênix e também, pesquisas relacionadas à produção de mudas de pessegueiro, utilizando como porta-enxerto estacas.

Para o professor Renato Trevisan,  a visita foi uma oportunidade valiosa para os estudantes aprenderem sobre as pesquisas em fruticultura temperada e como elas podem contribuir para aprimorar a produção de frutas no Brasil e ainda agradece  pesquisadores e laboratoristas  pela recepção.

Fotos: Acervo Docente