Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Mesmo com medo, me revesti de coragem e aceitei o desafio”, afirma feirante que produziu o bolo de aniversário de 63 anos da UFSM

Com cerca de 50 quilos o bolo fez a felicidade de quem compareceu na reitoria na tarde da última quinta-feira, dia 14



Para celebrar o aniversário da UFSM, a PoliFeira do Agricultor, em parceria com a feirante Rosângela Moro, promoveram um bolo de 2 metros de comprimento e 73 centímetros de largura. A sobremesa foi recepcionada aos gracejos de estudantes, servidores e feirantes, além de, o tradicional “parabéns pra você”, cantado em coro pela comunidade acadêmica e acompanhado pelo reitor, Luciano Schuch, e pela vice-reitora, Martha Adaime.

Chegada do bolo de 63 anos da UFSM. (Foto: Mariane Machado)

A feirante Rosângela, proprietária da banca Empório Rosângela Moro e integrante da PoliFeira há seis meses, comenta: “Recebemos o convite 2 dias antes do evento. Fiquei honrada e ao mesmo tempo nervosa, porque eu nunca havia montado um bolo de aniversário, minha especialidade são bolos caseiros”. Os bolos da confeiteira fazem sucesso e para esse desafio ela contou com a ajuda da mãe Ana Lucia Moro, do pai Nilton Moro, e da funcionária Ana Lucia Geraldo.  

A montagem do bolo ocorreu durante a manhã da Quinta-feira (14), no Laboratório de Processamento de frutas e Panificação do Colégio Politécnico, com um recheio de chocolate e Prestígio. Já na decoração, Rosângela resolveu inovar, criando um conceito especial para a ocasião. “Utilizei um merengue suíço com limão siciliano maçaricado, para dar a ideia do marrom remetendo a terra fértil”. Para complementar a decoração foram utilizadas frutas e flores, todas vindas de bancas da feira. Nesse sentido, a confeiteira explica a mensagem que gostaria de transmitir com os elementos escolhidos na decoração do bolo: “Há 63 anos a UFSM lança sementes em terras férteis, para que frutifiquem e floresçam pelo mundo.” afirma. Rosângela ainda contou com o incentivo de Cristiano Dotto, coordenador da PoliFeira, que a acompanhou e deu suporte durante todo o evento.  

A agricultura familiar esteve presente 

Para completar os festejos de aniversário, a PoliFeira do Agricultor teve uma edição especial no estacionamento da reitoria, com todos os produtos provenientes da agricultura familiar. A edição ocorreu das 8h da manhã até as 17h da tarde, contando com 11 bancas no local.

O coordenador Cristiano Dotto, comenta a importância da participação da feira no evento: “Primeiro é um reconhecimento da própria instituição, para com a finalidade do projeto, que desde o início tem o intuito de reconectar aquele que consome com quem produz o alimento, isso reflete em qualidade de vida.” afirma. Dotto também comenta a função social da feira. “Hoje eu vejo a PoliFeira como um lugar de socialização tanto de quem vende com quem compra, mas também onde amigos se encontram para tomar um suco para conversar e interagir, ali você vê pessoas de todos os centros”, finaliza ele.

HORÁRIOS E LOCAIS:

– PoliFeira do Agricultor no campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 13h às 17h30min; todos os domingos no Largo do Planetário, das 14h às 18h.

– PoliFeira do Agricultor na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;

Texto: Victor Souza, acadêmico de Jornalismo e bolsista da PoliFeira do Agricultor

Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-8049

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes