Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Seleção de Bolsista para Projeto de Ensino Nº 056677: “Curso Técnico em Fruticultura Educação a Distância – EAD”

1) Vaga: Educação à Distância, Pedagogia, Gestão em Educação

2) Número de bolsas: 1 (uma)

Perfil: Bolsista para exercer atividades de apoio pedagógico, orientação educacional e instrucional no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle da  UFSM, gestão educacional de curso de educação à distância ou áreas afins:

1. Apoio no planejamento semestral das atividades de desenvolvimento do Técnico em Fruticultura;

2. Pesquisa de perfil dos estudantes;

3. Acompanhamento individual dos estudantes;

4. Auxílio aos estudantes no desenvolvimento de suas atividades, facilitando o acesso ao Ambiente Virtual e a interação com o docente;

5. Encaminhamento do estudante para atividades que possam auxiliar na permanência, a promoção da aprendizagem e acessibilidade;

6. Planejamento, calendarização e desenvolvimento de atividades presenciais;

7. Planejamento, calendarização e desenvolvimento de visitas de estudo; 8. Elaboração de instrumentos de avaliação para os públicos envolvidos com o curso;

9. Sistematização em relatórios de pesquisa;

10.Desenvolvimento de atividades de avaliação do curso.

Esta vaga dará preferência a estudantes com habilidades de apoio pedagógico, motivacional e organizacional para seus estudos no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle. É necessário, por conseguinte, ter conhecimento no funcionamento da plataforma Moodle, tanto no perfil de estudante quanto de docente, como por exemplo: elaboração de questionários, tarefas, livro de notas, calendário, entre outros recursos do Moodle.

3) Prazo para inscrições:

Do dia 08 até o dia 13 de março de 2024. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: ead.fruticultura@ufsm.br. No e-mail, campo do assunto, informar  o título do edital e a vaga para a qual está se candidatando. A relação dos inscritos será publicada no dia 14 de março de 2024.

4) Seleção:

A seleção ocorrerá de duas formas: a) pela análise da documentação encaminhada pelos (as) candidatos (as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção.

b) Análise da apresentação de perfil de atuação e/ou das habilidades individuais, gravada em vídeo com duração de no máximo 5 (cinco) minutos. Poderá ser  enviado o arquivo do vídeo ou o link do vídeo publicado em plataformas como Youtube.

Os critérios de seleção são os seguintes:

A) Grau de compatibilidade do curso que o candidato está matriculado com as atividades a serem desenvolvidas (verificado pelo comprovante de matrícula).

B) Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar);

C) Disponibilidade compatível com as atividades do projeto, de no mínimo 20 horas semanais, avaliada pelo comprovante de matrícula e quadro de horários;

D) Capacidade de se ver no projeto, relacionando a importância da participação com o projeto pessoal (verificado pelo vídeo de apresentação pessoal);

E) Exemplificação da capacidade técnica, argumentando como pensa a execução do projeto, relacionando pontos fortes e pontos fracos (verificado pelo vídeo de apresentação pessoal);

F) Nota atribuída pelo avaliador, relativo ao grau de aproveitamento do curso e como lhe percebe para as necessidades do projeto (percepção do coordenador  do projeto).

5) Documentação exigida:

Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF:

A) Comprovante de matrícula;

B) Histórico escolar simplificado;

C) Apontamentos de horários disponíveis para participar das atividades do projeto;

D) Vídeo de apresentação individual com duração de no máximo 5 minutos.

6) Direitos e Obrigações:

A) O bolsista selecionado terá os seguintes direitos:

● Receber bolsa mensal no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (01 de março a 31 de dezembro de 2024).

● Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;

● Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;

● Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.

B) O bolsista selecionado terá as seguintes obrigações:

● Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;

● Manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados.

7) Divulgação dos resultados:

Os resultados serão divulgados no dia 14 de março de 2024.