Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Seleção de Bolsista para Bolsa de Assistência ao Estudante – BAE/PRAE – Bolsista de Apoio às Atividades do Curso de Cooperativismo EAD do Colégio Politécnico da UFSM

1. NÚMERO DE BOLSAS: 01 bolsa

1.1 Está sendo ofertada 01 (uma) bolsa BAE/PRAE com vigência de abril de 2024 até julho de 2024, podendo ser prorrogado para o segundo semestre letivo de  2024.

1.2 Poderão se inscrever estudantes dos Cursos de Graduação ou Cursos Técnicos, regularmente matriculados na UFSM, e que não possuam nenhuma outra bolsa institucional ou vínculo empregatício.

2. DO PERFIL DOS CANDIDATOS

O candidato selecionado deverá:

2.1 Ter capacidade de interação com grupos sob sua supervisão, estimulando o processo de aprendizagem;

2.2 Ter habilidade com o uso do computador, internet e demais recursos multimídia, a fim de dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem por meio das  tecnologias.

3. DAS ATRIBUIÇÕES

O (a) bolsista deverá:

a) Conhecer detalhadamente os materiais e procedimentos de cada disciplina;

b) Participar das reuniões da equipe;

c) Participar de reuniões quando solicitado pela coordenação de curso e/ou professores das disciplinas;

d) Orientar os alunos no uso da Plataforma Moodle, sendo necessário o domínio de todos os recursos e instrumentos didáticos a serem utilizados;

e) Informar ao coordenador problemas e eventuais dificuldades no desempenho da função ou no ambiente do curso;

f) Facilitar aos alunos a compreensão da estrutura e da dinâmica dos Módulos;

g) Estimular os alunos à realização das atividades propostas;

h) Acompanhar o desenvolvimento individual dos alunos e registrá-lo adequadamente;

i) Apoiar os alunos menos participativos a partir da análise das estatísticas do ambiente;

j) Cumprir carga horária de 12 horas semanais no TARDE e/ou NOITE.

4. DAS INSCRIÇÕES:

a) Período: 22 de março a 31 de março de 2024.

b)As inscrições serão feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico direcaodeensino@politecnico.ufsm.br, no campo assunto, informar “Inscrição Bolsa PRAE”.

c) Documentos obrigatório em PDF:

– Justificativa do interesse em ser bolsista PRAE, informando a sua relação com as atividades propostas;

– comprovante de matrícula;

– Currículo;

– histórico escolar simplificado.

5. DO PROCESSO SELETIVO:

A seleção ocorrerá por meio da ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO encaminhada pelos (as) candidatos (as) e por meio de ENTREVISTA realizada pelo Google Meet. O  não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida ou o não comparecimento na entrevista eliminará automaticamente o (a) candidato (a) da seleção.

5.1 A seleção será realizada conforme segue:

a) Análise da documentação encaminhada;

b) Entrevista será realizada no dia 02 de abril e será agendada através do e-mail, conforme número de candidatos;

b) não ter outra bolsa de qualquer natureza, salvo bolsas e benefícios que possuam a finalidade de contribuir para a permanência e a diplomação de estudantes em situação de vulnerabilidade social;

6. DIREITOS E OBRIGAÇÕES:

6.1. O (a) bolsista selecionado (a) terá os seguintes direitos:

a) Receber bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), durante o período de vigência (03 de abril a 31 de julho de 2024);

b) estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;

c) ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;

d) receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.

6.2. O (a) bolsista selecionado (a) terá as seguintes obrigações:

a) Disponibilizar 12 (doze) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;

b) ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) no COREM/Prograd – Coordenadoria de Registro e Matrículas – no Portal do Aluno e na Plataforma Lattes.

c) possuir conta corrente pessoal em banco para viabilizar pagamento da bolsa. Não será permitida conta poupança ou conta conjunta.

d) O não atendimento aos itens acima mencionados implicará no cancelamento da bolsa.

7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO:

a) Os resultados serão divulgados dia 02 de abril de 2024, pelo site www.politecnico.ufsm.br e as atividades iniciam no dia 03 de abril de 2024.

b) Os (as) candidatos (as) aprovados (as) serão classificados (as) na ordem decrescente das notas finais obtidas. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios:

• análise dos horários disponíveis para o desenvolvimento das atividades propostas e
  • será dada preferência a estudantes com experiência nas atividades propostas.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do Projeto.

b) Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail direcaodeensino@politecnico.ufsm.br.