Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Alunos dos Cursos de Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica

Discentes dos cursos de Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente, junto ao professor Renato Trevisan no Viveiro Florestal – Afubra

Na última quarta-feira (03/04), os alunos dos cursos de Gestão Ambiental e do Técnico em Meio Ambiente, acompanhados do professor Renato Trevisan, responsável pelas disciplinas em ambos os cursos, realizaram uma visita técnica ao Viveiro Florestal – Afubra, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi proporcionado uma oportunidade única para os estudantes aplicarem o conhecimento aprendido dentro das salas de aulas. Além disso, testemunharam de perto o funcionamento prático de um viveiro de produção de mudas.

A experiência foi enriquecedora em diversos aspectos.

Os alunos puderam observar como os conceitos ambientais ganham vida na prática, fortalecendo sua compreensão sobre o tema e preparando-os para futuras carreiras. Também, a sensibilização ambiental foi acentuada, pois os estudantes puderam entender de forma mais tangível a importância da produção de mudas para a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.

A visita também proporcionou o desenvolvimento de habilidades técnicas, pois os alunos tiveram a oportunidade de interagir com técnicos especializados no viveiro. Essa troca de conhecimentos permitiu que os estudantes fizessem perguntas, obtivessem orientações práticas e aprendessem novas técnicas relacionadas ao cultivo de mudas e à gestão ambiental.

Além disso, a visita não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também abriu portas para oportunidades futuras. A interação com os técnicos pode resultar em estágios, empregos ou projetos colaborativos, criando laços valiosos entre a instituição de ensino e as organizações parceiras.

Alunos pondo em prática conhecimentos teóricos aplicados dentro da sala de aula junto aos técnico do Viveiro Florestal – Afubra

Agradecemos aos técnicos Joarez Pedroso Filho, Engenheiro Florestal, e Kátia Luiza Jackisch, Engenheira Bioquímica, por receberem e auxiliarem na visita técnica. Seu tempo, esforço e conhecimento contribuíram significativamente para a formação dos alunos, fortalecendo os laços entre a academia e as organizações do setor ambiental.

Texto: Prof. Renato Trevisan
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico