Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM: há 37 anos um laboratório para a prática do cooperativismo e do empreendedorismo

Professor coordenador, Vitor Reisdorfer, apresentando a Cespol a estudantes do Politécnico

Localizada dentro das instalações do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM, conhecida como Cespol, é reconhecida como uma instituição essencial para promover o cooperativismo e o empreendedorismo entre os estudantes. Fundada em 15 de abril de 1987, no então Colégio Agrícola de Santa Maria, a Cespol tem como principal objetivo servir como um laboratório prático para os alunos, oferecendo experiências tangíveis no campo do cooperativismo.

Ao longo de mais de três décadas, a cooperativa tem desempenhado um papel significativo nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos estudantes do Colégio Politécnico. Com uma estrutura que abrange diversas áreas, a Cespol está envolvida em ações que variam desde o suporte aos cursos técnicos até o apoio a eventos acadêmicos e culturais. Além disso, a cooperativa oferece aos seus associados e clientes uma variedade de produtos com as logomarcas dos cursos oferecidos no colégio, como chapéus, camisetas, canecas e adesivos, além de fornecer auxílio em eventos e viagens de estudos.

Uma Cooperativa para os estudantes, da gestão aos benefícios

Segundo o professor Vitor Reisdorfer, coordenador da Cespol, a organização se destaca como um modelo de cooperação estudantil. Ao contrário de buscar lucros, o foco está na qualidade do ambiente acadêmico, especialmente no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, com o crescimento do Colégio Politécnico, a CESPOL se adapta e se ajusta às realidades das demandas de conhecimentos que o mercado e o ambiente necessitam.

“Eu penso que os princípios e os valores, mesmo ao longo dos anos e do tempo, não mudam. Mudam hábitos, hábitos de comportamento, hábitos de consumo, maneiras de pensar e de agir, mas princípios e valores permanecem ao longo dos anos, e esses princípios e valores são mantidos pela cooperativa, como a questão da seriedade, da transparência, da honestidade, da ajuda mútua, da solidariedade, da sustentabilidade e dessa contribuição de todos para com todos, e essas coisas que eu acredito que tem mantido a CESPOL viva, relevante e atuante”, ressalta o professor Vitor.

A associada da CESPOL, Naiane da Rosa, 35 anos, relata que soube da cooperativa em 2018, quando cursou Técnico em Contabilidade. No primeiro momento, não se associou, porém, após uma abertura do edital para bolsista, inscreveu-se com o intuito de conhecer e ter prática, já que é egressa, e atualmente está inserida no curso de Gestão de Cooperativas. “Participei de várias apresentações sobre a cooperativa esse ano, incentivei vários colegas a se associar. A Cespol é uma cooperativa de estudantes para estudantes, então nós mesmos devemos fazer parte dela. Sem falar que a equipe é maravilhosa de trabalhar, os coordenadores são exemplos a seguir”, ressalta Naiane.

Ainda, o conselheiro fiscal, Viktor de Freitas, 20 anos, comenta sobre a sua vivência dentro da cooperativa. “A CESPOL é uma cooperativa que se nota o sucesso na rotina do Colégio Politécnico. Através dela,  muitos equipamentos e melhorias na estrutura do Colégio são buscados através da parceria com a escola. É de sumo acréscimo aos meus conhecimentos acerca do cooperativismo e da gestão de organizações desfrutar das atividades realizadas na CESPOL. Como Conselheiro Fiscal, eu participo de atividades como auditorias, prestações de contas e conferência de notas fiscais”.

Para o professor Vitor, a CESPOL busca entender o discente e suas necessidades, considerando as mudanças do cenário educacional. Além de compreender as demandas apresentadas pelos estudantes, a CESPOL também busca suprir itens, necessidades, serviços, fazendo com que esses se sintam pertencentes ao Colégio Politécnico da UFSM. Marta Von Ende, diretora do Colégio Politécnico da UFSM, pontua que o apoio da cooperativa se dá por meio de um acordo de cooperação com a universidade para fins de execução dos projetos pedagógicos do Colégio e destaca:

“A CESPOL tem se estabelecido como uma peça fundamental no tecido educacional do Politécnico, desempenhando um papel significativo no desenvolvimento acadêmico de nossos(as) estudantes, bem como no fortalecimento da comunidade escolar como um todo”.

Para ser associado(a) Cespol

Para se tornar um associado da CESPOL, além de estar matriculado em algum dos cursos oferecidos pelo Politécnico (incluindo o ensino médio), os interessados precisam preencher uma ficha de cadastro e apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e de matrícula. Para confirmar a associação é necessário realizar o pagamento da cota capital (no valor de R$21,00), como de praxe a todas cooperativas. Os documentos podem ser entregues na própria Cespol ou pelo e-mail cespol@ufsm.br.

Texto: Maria Luiza Lopes de Mello, acadêmica de jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Foto: Acervo docente