Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seleção de Bolsista para Projeto de Pesquisa Nº 050190: “Estabelecimento da Adubação em Pomar de Oliveiras (Olea europaea L.) Visando Aumento de Produtividade de Olivas e Azeites”



  1. Número de bolsas: 01

    Atividades a serem desenvolvidas pelo (a) bolsista
    O(a) bolsista desenvolverá atividades relacionadas à fruticultura, com foco na cultura da oliveira.
    As principais atribuições incluem:
    • Manejo da cultura da oliveira: compreensão e aplicação de técnicas de calagem, adubação e nutrição das frutíferas;
    • Sanidade vegetal: identificação das principais pragas e doenças da cultura, estratégias de controle e preparo de caldas fitossanitárias;
    • Manejo de plantas: execução de práticas de condução e poda para otimização do crescimento e produção;
    • Irrigação: conhecimento e operação de diferentes sistemas de irrigação aplicados à fruticultura;
    • Coleta de amostras: realização de amostragem de solo e folhas para análise laboratorial;
    • Manuseio de equipamentos: operação segura e eficiente de ferramentas como tesouras de poda, enxadas, pulverizadores e demais instrumentos necessários às atividades.
  2. Prazo para inscrições:
    Do dia 13/02 até dia 20/02/2025. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: lenpa.politecnico.ufsm@gmail.com No e-mail, campo do assunto, informar o título do edital.
    Divulgação da lista com os inscritos: dia 23/02/2025
  3. Seleção:

    A Seleção ocorrerá através da análise da documentação encaminhada pelos(as) candidatos(as) e de uma entrevista presencial, a ser realizada no dia 24/02/2025, no Laboratório de Espécies Nativas e de Prática ambientais. O horário das entrevistas será divulgado no site do Colégio Politécnico da UFSM junto à lista de inscritos.
    Obs: O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção.

    Os critérios de seleção são os seguintes:
    1. Grau de compatibilidade do curso matriculado com o perfil desejado para as atividades a serem desenvolvidas;
    2. Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar);
    3. Exemplificação da capacidade técnica, argumentando como pensa a execução do projeto, relacionando pontos fortes e pontos fracos (verificado pelo entrevista);
  4. Documentação exigida:
    Para confirmar a inscrição, os(as) candidatos(as) devem enviar os seguintes documentos em formato PDF por e-mail:
    1. Comprovante de matrícula;
    2. Histórico escolar simplificado;
    3. Documentos que comprovem a participação em outros projetos como bolsista (ensino, pesquisa e/ou extensão), caso aplicável;
    4. Um texto explicando os motivos do interesse em participar do projeto.
  5. Direitos e Obrigações:
    1. O (a) candidato (a) selecionado terá os seguintes direitos:
      • Receber bolsa mensal no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), durante o período de atuação como bolsista
      • Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
      • Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
      • Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
    2. O bolsista selecionado terá as seguintes obrigações:
      • Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;
      • Manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados;
  6. Divulgação dos resultados:

    A partir do dia 26/02/2025

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-9418

Publicações Recentes