O evento “Bioinsumos e desafios para os sistemas agroalimentares sustentáveis no século XXI” aconteceu no auditório do Colégio Politécnico no último dia 02. A fim de promover a discussão sobre os sistemas agroalimentares e o papel dos bioinsumos na sustentabilidade da produção de alimentos, o evento contou com a presença de pesquisadores da UFSM, UFRGS, além de profissionais da França e Reino Unido.
No primeiro dia de evento, os professores Gustavo Pinto e Luciano Pes realizaram uma visita à Estância do Chalé, em Cachoeira do Sul/RS – uma propriedade rural de gado de corte, soja e arroz. A visita teve como foco a produção de soja e arroz através de bioinsumos, que são produzidos na fábrica da propriedade.
O segundo dia contou com diversas visitas dentro da Universidade, com destaque para o Advanced Farm 360 onde foi possível conhecer o conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto no manejo biológico e uso de bioinsumos. A visita foi uma oportunidade para que os professores estrangeiros pudessem conhecer o trabalho desenvolvido na UFSM.

Os seminários temáticos aconteceram no último dia do evento. O professor Gustavo Pinto ressalta a fala do professor Frédéric Goulet, pesquisador de bioinsumos no mundo, que deu destaque ao trabalho desenvolvido no Rio Grande do Sul e no Brasil no cenário de transição de sistemas alimentares. Segundo o pesquisador, a adesão pelos produtores e demais ações que demonstram a maturidade do trabalho desenvolvido a nível de universidades e empresas refletem na formação de profissionais diferenciados e capazes de entender a produção agrícola conectada com o mundo, sociedade e sustentabilidade.

Coordenado pelo professor Marcio Mazutti, do Departamento de Engenharia Química da UFSM, as temáticas que compuseram as discussões foram:
– “Transições alimentares sustentáveis”, pelo professor Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
– “O papel dos bioinsumos na nova bioeconomia”, pelo professor Terry Marsden, da Cardiff University, do País de Gales;
– “Trajetória dos bioinsumos e a transição para sistemas agroalimentares sustentáveis”, pelo pesquisador Frédéric Goulet, do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), da França;
– “Produzindo flores e grãos com sustentabilidade de norte a sul do Brasil”, pelo professor Nereu Augusto Streck, do Departamento de Fitotecnia da UFSM.
O evento, promovido pelo Colégio Politécnico, curso de Agronomia, InovaTec UFSM Parque Tecnológico e pelos programas de pós-graduação em Extensão Rural, Engenharia Química e Engenharia Agrícola, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, foi gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão e fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM