
O município de Jaguari, na região central do Rio Grande do Sul, conhecida como a Terra das Belezas Naturais, será palco de mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza, no próximo dia 18 de maio de 2025. Com saída prevista para às 8h, na Reserva Cerro Chapadão, a atividade integra o circuito da Rota Nostra Colônia e busca valorizar o meio rural, a cultura italiana e o turismo sustentável na região.
O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari e integra um movimento nternacional que busca incentivar práticas de lazer saudável, contato com a natureza e fortalecimento das comunidades locais.
As inscrições para a caminhada estão abertas até 15 de maio de 2025, às 23h59, podendo ser feitas também no local do evento, caso as 200 vagas disponíveis não sejam preenchidas antecipadamente. Os interessados devem se inscrever pelo site do Ecobooking para garantir sua vaga.
Percurso e Atrações
O trajeto terá 8 km, percorrendo trilhas e estradas rurais, com passagem por propriedades familiares e pontos turísticos da Rota Nostra Colônia, como a Reserva Cerro Chapadão, o Mirante Baccin, a charmosa Casa Bortolo, o belíssimo Mirante Vó Úrsula e o histórico Clube Internacional do Chapadão, onde haverá feira de produtos coloniais e almoço típico italiano por adesão (R$ 35,00). Durante o percurso, haverá três pontos de apoio, além de carro de apoio e ambulância no local.
Para quem desejar, o café da manhã será servido às 7h30min na Reserva Cerro Chapadão, ao valor de R$ 20,00, com um cardápio variado de pães, cucas, bolos, chás e geleias artesanais.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável
Mais do que um evento de lazer, a Caminhada Internacional na Natureza contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. A iniciativa fortalece o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao incentivar práticas de atividade física em meio natural; o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao valorizar o patrimônio cultural e natural local; e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ao estimular o consumo de produtos coloniais e artesanais produzidos pelas famílias agricultoras da região.
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto @caminhadasufsm. Ou se preferir, entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari pelo telefone: (55)999035482 ou Emater/RS-Ascar: turismo@jaguari.rs.gov.br ou emjagua@emater.tche.br
Texto: Ezequiel Redin (UFSM), Carla Carabajal (UFSM)
Fotos: Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari, RS
Revisão: Monique Chaves (Emater/RS-Ascar) e Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari, RS. Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico.