
O Colégio Politécnico da UFSM realizou, no dia 09 de maio, o evento “Ideias Em Debate: Começando na Avicultura Colonial para produção de ovos”. Parte das disciplinas de extensão rural e avicultura do curso Técnico em Zootecnia e da disciplina de panificação do Técnico em Alimentos, a atividade ampliou na prática o conhecimento teórico adquirido pelos estudantes.
A programação incluiu falas dos estudantes do Técnico em Zootecnia e Técnico em Alimentos sobre os elementos básicos para a implantação da avicultura colonial e uma sessão de perguntas e respostas com especialistas e produtores da região. Para o professor Gustavo Pinto a atividade é uma oportunidade para promover o diálogo com o desenvolvimento regional ao inserir o estudante na perspectiva de um agente ativo e comprometido, fortalecendo o ensino.


Além dos cursos técnicos, o projeto de extensão Produção de Ovos Coloniais na Região Central também compõe a organização do evento. O professor Gustavo reforça que os cursos técnicos já tornaram a extensão parte do seu currículo e desenvolvem uma trajetória de trabalho importante a partir dessa proposta. O projeto visa, também, facilitar a organização dos produtores de ovos coloniais da região central do estado como forma de gerar mais renda, segurança alimentar e sustentabilidade para as famílias rurais, e alimentos saudáveis para a população.


Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: Professor Ezequiel Redin
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM