
A Polifeira do Agricultor, projeto vinculado ao Colégio Politécnico, conecta agricultores, familiares, consumidores, estudantes e a comunidade em geral ao acesso a alimentos saudáveis, agroecológicos e livres de resíduos de químicos (agrotóxicos). A feira, que possuía 56 feirantes de 16 municípios diferentes, diminuiu após a pandemia e a crise climática que devastou o Rio Grande do Sul e afetou diretamente na quantidade de produtores, diminuindo também a oferta de alimentos locais, especialmente de frutas e hortaliças.
Para reerguer o projeto estão abertas oportunidades para o ingresso de novos feirantes, que tenham interesse em desenvolver a produção e a comercialização de alimentos de proximidade, independentemente da quantidade. O edital fica aberto de forma contínua, as inscrições ficam abertas o ano todo e podem ser feitas a qualquer momento.
O projeto existe desde 2016 e é considerado o último elo de uma cadeia de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à valorização da produção local e da soberania alimentar. Também visa trazer à tona a questão alimentar, oportunizando informações sobre os alimentos que as pessoas levam para suas casas, assim como envolvendo a comunidade universitária com o tema.
Os alimentos que a PoliFeira tem mais necessidade de ofertar são frutas e hortaliças. Outros tipos de produtos também podem ser incluídos, sendo responsabilidade da coordenação do projeto. Outro ponto é que não é necessário que o novo ingressante participe de todas as feiras, mas que se incorpore efetivamente na medida em que apresenta maior quantidade de produtos para comercializar.
As feiras ocorrem semanalmente nos seguintes locais:
- Terça-feira, das 7h às 12h30 – Avenida Roraima (entre a faixa nova e faixa velha)
- Quarta-feira, das 7h às 13h30 – Prédio 26 A – CCS (próximo ao estacionamento do HUSM)
- Quinta-feira, das 12h às 18h – Largo do Planetário
- Domingo – Campus Sede UFSM
Critérios para participar como feirante permanente
Para os agricultores(as) interessados em integrar o grupo de feirantes permanentes existem alguns critérios de seleção. Os agricultores(as) devem estar comprometidos com práticas sustentáveis, produção própria e com interesse em participar ativamente das ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto. Os demais critérios são os seguintes:
- Ser agricultor(a) familiar, de Santa Maria ou da região;
- Produzir aquilo que pretende comercializar (com possibilidade de complementação local ou regional);
- Visitar a feira ou participar de uma reunião coletiva para conhecer o funcionamento;
- Receber visita técnica na propriedade;
- Preencher a ficha de inscrição e assinar termo de compromisso com as regras da feira;
Obter licença de feirante (no caso de feiras fora do campus).

Do processo e informações
O processo seletivo é conduzido por edital público, divulgado nas redes sociais da Polifeira e no site do Colégio Politécnico da UFSM.
Um formulário prévio de inscrição já está disponível ( responda aqui.).
Você pode acessar o edital completo clicando aqui.
Para entender melhor os critérios e tirar dúvidas, acesse nosso post de divulgação.
Contatos para dúvidas
Dúvidas podem ser enviadas pelo nosso WhatsApp: (55) 9221-0697.
Acompanhe todas as novidades, bastidores e ações especiais da Polifeira no nosso Instagram: @polifeira
A Polifeira do Agricultor é mais que uma feira: é uma rede de cooperação, aprendizado e transformação social. Se você é agricultor familiar e acredita nesse projeto, venha construir conosco!
Texto: Ana Bacovis, bolsista de comunicação do projeto Polifeira do Agricultor
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM