Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Jaguari, cidade educadora, fez história na Caminhada Internacional na Natureza na Rota Nostra Colônia



Evento valorizou o turismo rural, a Agroecologia, a cultura local e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

No último domingo, 18/05, Jaguari reafirmou seu compromisso com a educação, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar ao sediar mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza na Rota Nostra Colônia. O evento, articulado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da equipe de Extensão Rural do Colégio Politécnico da UFSM, pela Emater/RS-Ascar e Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari, movimentou o município e atraiu visitantes de diferentes cidades da região.

A abertura do evento contou com um anúncio histórico: Jaguari recebeu oficialmente o título de Cidade Educadora, reconhecendo o compromisso da gestão municipal com a educação ao longo da vida e a formação cidadã de sua população. A notícia foi anunciada pela vice-prefeita Elenice Cattelan durante a solenidade inicial, destacando a importância da integração entre educação, cultura e desenvolvimento local.

 

Turismo rural, cultura e os 17 ODS na prática

A Caminhada na Terra das Belezas Naturais – edição Rota Nostra Colônia reuniu 227 pré-inscritos, 170 participantes efetivos, com a oferta de 140 almoços coloniais e 100 cafés da manhã, movimentando a economia da agricultura familiar e valorizando os saberes e sabores locais. Cada ação do evento dialoga diretamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Ezequiel Redin, professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e coordenador do projeto na UFSM, ressalta que, nos últimos três anos, a iniciativa já alcançou mais de 10 municípios da região central do Rio Grande do Sul, evidenciando o papel estratégico da Extensão Rural no fortalecimento do turismo rural. Segundo ele, essas ações têm potencial para inserir a região no circuito nacional de destinos encantadores e sustentáveis. Em Jaguari, a caminhada proporcionou aos participantes uma experiência única, marcada pela hospitalidade local, belas paisagens e pela valorização da cultura rural.

A supervisora regional e coordenadora do projeto na Emater/RS-Ascar regional de Santa Maria, Monique Chaves, ressalta que a Caminhada na Terra das Belezas Naturais — edição Rota Nostra Colônia — foi uma importante iniciativa para divulgação da rota turística do município, aliada à valorização do meio rural e da cultura local, além do incentivo à prática de esportes e contemplação da natureza.

Viviane da Silva Viaro, de 39 anos, vendedora de Jaguari, também destacou a importância do evento para a cidade: “A caminhada das belezas naturais foi uma ótima iniciativa para a cidade, além de proporcionar momentos junto à natureza nos apresentando a lugares e paisagens incríveis, ainda tem o benefício da atividade física! Nota 10 para a organização, estava tudo ótimo! Esperando pela próxima!”

 

Extensão universitária, ATER digital e comunicação rural

A Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, por meio da Extensão Rural do Politécnico da UFSM, teve papel decisivo na organização e articulação do evento, promovendo o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) digital. Integrantes do Programa Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) realizaram cobertura digital e produção de conteúdo, reforçando a comunicação rural e a divulgação de boas práticas para o turismo rural sustentável.

Vídeos, registros fotográficos e informações do evento foram publicados no perfil oficial do projeto no Instagram, o @caminhadasufsm, ampliando o alcance e a visibilidade das ações para além das fronteiras regionais. Foram mais de 100 mil visualizações do conteúdo produzido para esse evento.

 

Fomento ao turismo e experiências rurais

O evento oportunizou aos visitantes a descoberta de propriedades turísticas, com mirantes, agroindústrias e agroecologia, integrando natureza, cultura e gastronomia colonial. A caminhada consolidou-se como ferramenta de valorização das potencialidades locais e integração entre o campo e a cidade.

Monique Chaves, da Emater/RS, comentou que o evento foi muito bem organizado, os caminhantes foram recepcionados num belíssimo espaço, com um delicioso café preparado com produtos locais e puderam conhecer um pouco mais do município e seus atrativos durante o percurso.

Alexssander Weber Crivellaro, de 27 anos, fisioterapeuta de Jaguari, reforçou o sentimento de pertencimento e valorização da cultura local: “Queria dar meus parabéns para a organização desta caminhada. Fiquei muito feliz em ver lugares que eu ia quando criança e agora estão ainda mais lindos e prontos para receber a população. É lindo ver o crescimento do turismo, da culinária e principalmente dos mirantes que existem nesta rota.”

 

Impacto na comunidade

O Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) atua em diferentes frentes, e entre seus eixos estratégicos está o fomento ao turismo rural por meio das Caminhadas Internacionais na Natureza. Desde 2023, a iniciativa já promoveu dez edições na região central do Rio Grande do Sul, com foco especial nos municípios que integram os Geoparques Mundiais da UNESCO.

Até o momento, mais de 1.400 pessoas participaram diretamente dos eventos, impactando de forma indireta cerca de 7 mil pessoas e movimentando, de acordo com estimativas, mais de R$ 200 mil na economia das comunidades envolvidas. Além do aspecto econômico, a proposta valoriza a sustentabilidade, fortalece a agricultura familiar e promove a inclusão social, alinhando-se de maneira concreta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sônia Cassanta, 67 anos, professora de Jaguari, compartilhou sua experiência: “As belezas naturais são verdadeiros presentes da natureza, que nos lembram da importância de preservar e proteger o meio ambiente. Foi maravilhoso caminhar pelas trilhas do Chapadão. Espero ansiosamente pela próxima!”

Reconhecida nacionalmente pelo impacto social de suas ações, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável por meio de iniciativas como o PROGEATER e das parcerias estabelecidas com a Emater/RS-Ascar, prefeituras municipais e organizações comunitárias.

Mais informações sobre a Caminhada e próximas edições podem ser conferidas no perfil do Instagram do projeto.

 

Confira fotos de locais da Caminhada:

Texto: Professor Ezequiel Redin (UFSM)
Fotos: Lisi Lesina
Revisão: Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguari
Projeto UFSM: Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) – Eixo: Fomento ao turismo rural – Caminhada Internacional na Natureza

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-10030

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes