No dia 31 de maio, a docente do curso de Gestão Ambiental do Colégio Politécnico, Suzimary Specht, recebeu o Prêmio Mulher RS 2025, no Grêmio Náutico, em Porto Alegre. A premiação contempla mulheres gaúchas que se destacam em suas áreas de atuação.
O evento é realizado pelo jornalista Saul Júnior há 25 anos e celebra as contribuições de mulheres em suas respectivas áreas. A escolha das 28 profissionais homenageadas aconteceu através da indicação de mulheres previamente contempladas com o prêmio. Para a professora Suzimary, o prêmio vem para coroar sua trajetória enquanto docente, no ano em que completou 30 anos de profissão.

A docente conta que, para ela, essa foi uma forma de comemorar seus 30 anos de carreira: “eu, antes de tudo, sou professora. O que faz o meu olho brilhar quando acordo de manhã é a sala de aula. Eu amo dar aula. E segundo, eu sou extensionista. Gosto muito da extensão. Então, participo de vários projetos de extensão, coordeno vários e o Pachamama é a menina dos olhos atualmente”.
O projeto Pachamama é um projeto vinculado ao Colégio Politécnico, que tem como objetivo espaço temático para vivências lúdicas de Educação Ambiental, aos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, de Santa Maria e região. Com uso de maquetes, brinquedos, jogos e mini composteiras com materiais recicláveis; pinturas, desenhos e esculturas que podem ser construídas e manuseadas pelos estudantes. Todas estas atividades buscam integrar a relação do ser humano com os demais elementos da natureza.
Formada em Geografia Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), iniciou sua carreira como educadora no Colégio Montenegro. Com especialização em Educação Ambiental pela Universidade La Salle (UNILASALLE), expandiu sua atuação para escolas do município de Tupandi.
Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou como professora substituta no Curso de Graduação em Geografia da mesma universidade. Posteriormente, residente do município de Canoas, trabalhou como professora de Geografia em diversas instituições: Colégio Israelita, Colégio Unificado, Colégio Concórdia, Colégio Anchieta, Pré-vestibular Unificado e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), nos campi de Fraiburgo e Joaçaba.
Doutora em Desenvolvimento Rural, também pela UFRGS, passou a exercer a docência na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), nos cursos de Economia, Agronomia e Biologia. Finalmente, em 2011, passa a ingressar o corpo docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Silveira Martins (UDESM) e, no segundo semestre de 2016, com a transferência do curso de Gestão Ambiental para o campus sede, passou a compor a equipe do Colégio Politécnico.

Hoje, Suzimary ministra aulas nos cursos de Graduação em Gestão Ambiental e do Técnico em Meio Ambiente. Ela reforça que, ao longo dos 14 anos de UFSM, atuou também em segmentos além da sala de aula: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); Fórum de Coordenadores, Complana, Câmara de Extensão; e representado a Universidade no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria.
No Colégio Politécnico, a docente já foi Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental, Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão, membro e presidente do Conselho de Extensão. Atualmente, é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso de Gestão Ambiental, bem como membro e coordenadora do Núcleo Ambiental, além de atuar em diversos projetos de ensino, pesquisa e de extensão.
Para a docente, fazem parte do prêmio todas as pessoas que passaram pela sua trajetória: “os meus professores, que ajudaram na minha formação, os meus alunos, colegas de de trabalho ao longo dessa caminhada, em todas as instituições de ensino que eu passei (…) Todos eles têm um pouquinho desse prêmio”.
O Colégio Politécnico parabeniza a professora Suzimary Specht pela sua trajetória profissional e notória dedicação dentro da nossa unidade de ensino.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: Arquivo docente