No dia 18 de agosto, foi realizado o encerramento da primeira turma da Formação da Escola de Humanidades. Os encontros do curso aconteceram no período de outubro de 2024 até agosto de 2025 e formaram 42 estudantes.

A tutora da turma, Karoline Padilha, explica que o objetivo da formação é “contribuir para que as coordenadoras e os coordenadores de núcleo retomem seu processo formativo e reflitam sobre temas relevantes da sociedade, compreendendo o impacto dos mesmos na sustentabilidade e no futuro do negócio, consolidando o vínculo com a Cooperativa”. Os coordenadores de núcleo são associados eleitos para atuar como representantes da comunidade.
Os coordenadores têm um papel importante na governança da cooperativa, e promovem o diálogo entre os associados e a gestão. Assim, participam de assembleias e definem projetos para o desenvolvimento local.
A coordenadora de núcleo, Leni Spanivello, relata que o curso abordou temas como liderança em um mundo de transformações, cultura, direitos humanos, igualdade, cooperação e cooperativismo. Para ela, “a experiência possibilitou reflexões profundas sobre o papel da liderança responsável, a valorização da diversidade e a importância da solidariedade como caminho para o desenvolvimento sustentável”, além da contribuição prática para que os participantes atuem como agentes de transformação em seus contextos pessoais e profissionais.
A iniciativa contou com o apoio da Cooperativa Sicredi União RS/ES, que contribuiu para a consolidação e expansão desta proposta formativa. Com a conclusão da formação, os estudantes reafirmaram seu compromisso com a construção de conhecimentos e o fortalecimento das práticas no âmbito das humanidades.
Destaca-se, também, a relevância da extensão universitária, que aproxima o conhecimento acadêmico das realidades locais, a fim de possibilitar trocas, aprendizagens e práticas que geram impacto social concreto. O encerramento reforça o propósito de seguir investindo em processos educativos que ampliem horizontes e promovam transformações.
Projeto +Coop
O Projeto +Coop é um projeto de extensão que tem como objetivo principal promover ações extensionistas de educação, formação e informação para o cooperativismo. A fim de incentivar e ampliar os conhecimentos dos estudantes baseado na realidade das cooperativas, o contato mais próximo entre alunos, professores e cooperativas reflete na formação de profissionais com mais consistência teórica e prática
Os objetivos do +Coop proporcionam educação cooperativa à comunidade em geral e aprofundam a discussão do cooperativismo aos já cooperados. Disseminar técnicas de gestão para cooperativa, contribuir para a formação de líderes no movimento cooperativista e estimular a troca de experiências entre líderes cooperativistas auxiliam na capacitação dos gestores e demais colaboradores das cooperativas.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: arquivo docente