Qualificação e desenvolvimento local: Programa Progredir forma mais de 100 participantes em Caçapava do Sul
Publicado em . Atualizado
Na tarde de sexta-feira, 3 de outubro, aconteceu a formatura do Programa Progredir Geoparque Caçapava 2025, iniciativa realizada em parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura de Caçapava do Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e os CRAS Floresta e Bairro Sul. Durante a solenidade, foram entregues 108 certificados, celebrando a conclusão de cinco cursos de qualificação profissional voltados prioritariamente a pessoas inscritas no Cadastro Único. As formações, gratuitas, tiveram como foco a valorização da cultura, do turismo e do desenvolvimento local sustentável.
Dos cinco cursos ofertados, dois foram propostos por docentes do Colégio Politécnico: Do Pampa ao Prato, Prof. Suzane Bevillacqua Marcuzzo e Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades, Prof. Magda Aita Monego.
Conservar a biodiversidade do Bioma Pampa significa respeitar todas as diversidades: dos territórios, dos conhecimentos, das culturas. Nesse sentido, o curso “Do Pampa ao Prato” buscou desenvolver a temática da biodiversidade associada à cultura alimentar local, à educação dos sentidos e valorização das espécies nativas alimentícias do bioma Pampa. Foram desenvolvidas, em oficinas participativas, receitas artesanais com frutos como butiá, guabijú, pinhão, pitanga, araçá, entre outros. Assim, a valorização e o uso de espécies nativas frutíferas aplicadas objetivaram promover a conservação do Pampa e a criação de novas formas de crescimento social, econômico e ambiental com base nas características locais. Como resultado, os participantes criaram mais de 35 receitas em saborosos produtos que representavam o Pampa, sua paisagem e seus tempos, conta a professora Suzane.
O curso “Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades” buscou incentivar o empreendedorismo e a valorização dos saberes locais por meio de aulas práticas e temáticas variadas. Com 52 horas de duração, realizadas no CRAS Sul de Caçapava do Sul e no Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças do Colégio Politécnico da UFSM, o curso abordou catorze temáticas culinárias, entre elas geleias, doces, conservas, molhos, pães, massas artesanais e risotos, totalizando mais de cem formulações diferentes. Ministrado pelas instrutoras Gianne Pinheiro, Karem Rodrigues, Lidiane Lemos e Luciane Priebe, estudantes do curso Técnico em Alimentos, sob orientação da professora Magda Monego, o curso proporcionou uma vivência transformadora, fortalecendo o aprendizado prático, o compartilhamento de saberes e o desenvolvimento de novas oportunidades no campo da produção de alimentos e do empreendedorismo local.
A celebração da formatura ocorreu no Salão de Atos da Unipampa e contou com a presença do prefeito Marcelo Spode, da secretária de Desenvolvimento Social Cristina Spode e de sua adjunta Aline Oliveira; da coordenadora do Geoparque Caçapava Alizandra Silva; do secretário adjunto de Trabalho do Estado Tiago de Leon; do coordenador da área de Desenvolvimento Regional da UFSM Leandro Gabi; da responsável técnica pelo Progredir Geoparques na UFSM Angelita Zimmermann; e das coordenadoras dos CRAS Sul e Floresta, Eva Moreira e Letícia Neto, além de secretários municipais e vereadores.
Texto: Magda Monego Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico Fotos: Acervos docentes
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.