O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve presente na 27ª Festa do Moranguinho e da Cuca, entre os dias 7 a 9 de novembro, em Agudo (RS). O evento, tradicional na região, reúne expositores, instituições e visitantes em uma celebração que valoriza a produção local, o turismo e a integração comunitária. Com um espaço institucional especialmente montado, o Politécnico levou ao público informações sobre seus cursos (ensino médio, técnicos e tecnológicos), processos seletivos e projetos de ensino, pesquisa e extensão. A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade regional, ampliando a visibilidade do trabalho desenvolvido no Colégio e na UFSM.
Segundo a direção do Colégio Politécnico, participar de eventos como a Festa do Moranguinho e da Cuca é uma oportunidade de mostrar à comunidade externa o papel social da instituição, que vai além da formação técnica e tecnológica. “Esses momentos nos aproximam das pessoas, fortalecem nossa presença como escola pública de qualidade e mostram o impacto do que fazemos dentro e fora da universidade”, expõe a diretora Marta Von Ende.



Para a participação no evento, foi realizado Edital interno, que selecionou estudantes para atuarem como bolsistas no estande. Os/As estudantes, que participam de encontro de treinamento e orientações, representaram o Colégio durante os três dias de festa, auxiliando nas atividades de recepção, divulgação e interação com o público. Esta atuação estudantil também integra uma experiência formativa, que alia aprendizado prático e vivência extensionista.
“Ter estudantes junto ao espaço do Poli em eventos como esses da Festa do Moranguinho é muito relevante, pois além de contarmos com seu importante auxílio para conseguirmos estar presentes em todos os dias da programação, também conseguimos mostrar a quem nos prestigia a diversidade de pessoas que é nosso universo e trazer a perspectiva de quem já é estudante ao falar sobre nossos cursos e nossa estrutura educacional”, destaca Patrícia Franck Pichler, professora no Colégio.



Mais do que um ponto de divulgação, o estande do Colégio Politécnico na Festa do Moranguinho e da Cuca representa um espaço de encontro entre a universidade e a comunidade, reforçando valores como educação pública, compromisso social e inovação. Para a professora Magda Monego, Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do Colégio Politécnico, que atuou na organização da participação do Colégio no evento, “a participação reafirma a importância da presença institucional em eventos de grande porte, que ampliam a visibilidade dos cursos, laboratórios, projetos e ações desenvolvidos na instituição. Essas iniciativas também evidenciam nosso compromisso com a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares que sustentam a formação dos nossos estudantes”.
Aos estudantes que atuam como bolsistas, fica a experiência em representação institucional. “Para eles, essa experiência representa uma oportunidade valiosa de aprendizado, troca de conhecimentos, bem como desenvolve habilidades de comunicação, autonomia e protagonismo, essenciais para a formação profissional e estimula o sentimento de pertencimento e o orgulho em representar o Colégio e seus cursos”, reforça Magda.
Confira mais algumas foto da participação do Politécnico no evento:









Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: acervos docentes e discentes