
Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM obtiveram destaque no V Symposium of Academic Exchange (SAE), realizado nos dias 25 e 26 de novembro, ao conquistarem as três primeiras colocações na categoria High School. O evento integra a 40ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM e tem como foco o desenvolvimento de competências acadêmicas em língua inglesa.
Nesta 5ª edição, o V SAE reuniu 18 trabalhos na categoria Ensino Médio, sendo 10 deles apresentados por estudantes do Colégio Politécnico, evidenciando a expressiva participação da instituição. Ao todo, o Poli esteve representado por 10 estudantes do Ensino Médio e por uma representante do Ensino Superior, que apresentaram suas pesquisas e experiências acadêmicas em inglês, em apresentações orais de até cinco minutos.
As apresentações dos estudantes do Politécnico foram desenvolvidas sob a orientação das professoras de Língua Inglesa Cláudia do Amaral e Márcia Just do Nascimento, que acompanharam o processo de preparação linguística e comunicativa dos trabalhos. Inspirado no modelo internacional Three Minute Thesis (3MT), o V SAE tem como objetivo impulsionar os letramentos acadêmicos em língua inglesa, estimular a comunicação científica para públicos multidisciplinares e promover a internacionalização da produção acadêmica, incluindo estudantes da educação básica, por meio da modalidade SAE High School.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 12 de dezembro, no Salão Imembuí da UFSM, quando foi anunciado o excelente desempenho dos estudantes do Colégio Politécnico, que conquistaram as três primeiras colocações na categoria Ensino Médio:
-
1º lugar: Cecília Westphal Rocha – 3º ano
-
2º lugar: Leonam Parode de Castro – 2º ano
-
3º lugar: Sofia Abitante Swarowsky – 2º ano
A participação e os resultados alcançados no V SAE reforçam o compromisso do Colégio Politécnico da UFSM com a formação integral dos estudantes, o incentivo à pesquisa, à comunicação científica e ao desenvolvimento de competências linguísticas alinhadas às práticas acadêmicas contemporâneas e aos processos de internacionalização.
Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: acervo docente