Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital abre inscrições para municípios da Região Central realizarem a Caminhada Internacional na Natureza em 2026

UFSM e Emater-RS/Ascar lançam edital para adesão de municípios interessados em integrar o calendário oficial do projeto, que fortalece o turismo rural, a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável.



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria tornaram público o Edital nº 01/2026 para inscrições de municípios interessados em sediar a Caminhada Internacional na Natureza – Região Central do Rio Grande do Sul no ano de 2026.

As inscrições estarão abertas de 10 de fevereiro a 10 de março de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pelas prefeituras municipais da Região Central do Estado, no âmbito da área administrativa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria e Geoparques da Região Central, por meio de formulário oficial disponibilizado pela coordenação regional. Confira a lista de municípios de abrangência, clicando aqui.

 

Fortalecimento do turismo rural e da extensão

O edital tem como objetivo organizar, fortalecer e garantir a boa condução da Caminhada Internacional na Natureza na Região Central do RS, definindo normas, critérios de seleção e responsabilidades das entidades envolvidas.

A iniciativa integra o Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) – Eixo 6 – Fomento ao Turismo Rural, consolidando-se como uma ação estratégica de desenvolvimento territorial sustentável, valorização da agricultura familiar e dinamização econômica das comunidades rurais.

Nos últimos anos, a Caminhada tem mobilizado milhares de participantes, fortalecendo circuitos curtos de comercialização, promovendo feiras locais e gerando renda para agricultores familiares, agroindústrias, artesãos e comunidades quilombolas da região.

 

Critérios e prioridades

Conforme o edital, terão prioridade na escolha das datas os municípios que nunca realizaram a Caminhada, seguidos daqueles que não conseguiram realizar o evento por adversidades, e posteriormente os que já participaram em edições anteriores.

Cada município poderá sediar apenas uma Caminhada oficial por ano, e será permitida somente uma Caminhada por mês dentro da área regional, no período de abril a novembro.

As datas disponíveis para 2026 contemplam os meses de abril a novembro, com opções específicas de sábados e domingos previamente estabelecidos no calendário oficial.

A inclusão definitiva no calendário dependerá do cumprimento integral das regras do edital e da contemplação no Edital de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM no respectivo ano.

 

Responsabilidades compartilhadas

O modelo de governança da Caminhada envolve responsabilidades específicas para cada parceiro:

  • Municípios: garantir ambulância e equipe de saúde, transporte quando necessário, profissional de Educação Física, carros de apoio, sinalização, credenciamento e infraestrutura básica do evento.

  • Emater-RS/Ascar: definir o trajeto oficial, organizar a feira local, realizar pré-teste técnico do percurso e apoiar o cadastro no sistema Ecobooking.

  • UFSM: coordenar a comunicação oficial, produzir materiais institucionais, organizar inscrições e apoiar o transporte da comunidade universitária conforme disponibilidade.

  • Comunidade local: organizar café, almoço e feira de produtos regionais, fortalecendo a economia local.

 

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário oficial disponível no período estabelecido no edital. Municípios que não realizarem a inscrição dentro do prazo estarão automaticamente excluídos da edição 2026. As inscrições podem ser feitas no seguinte link. 

 

Dúvidas podem ser encaminhadas para:
📧 caminhadas.ufsm@ufsm.br

 

Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto @caminhadasufsm ou na comunidade de avisos do WhatsApp.

Texto: Ezequiel Redin

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-11116

Publicações Recentes