
O município de Faxinal do Soturno, integrante do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, será palco, no dia 7 de setembro de 2025, de mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza, com a realização da tradicional Caminhada da Geringonça. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito das ações de Extensão Rural. A proposta é promover saúde, integração comunitária e valorização do meio rural, alinhando-se ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o incentivo ao bem-estar, ao turismo sustentável e à preservação do patrimônio cultural e natural.
A programação inicia às 7h30, com café da manhã por adesão (R$ 15,00), seguido da abertura oficial às 8h e do aquecimento às 8h15. A saída dos caminhantes ocorre às 8h30. Durante o percurso, os participantes poderão apreciar paisagens naturais, capitéis e propriedades rurais familiares.
O trajeto terá 8,5 km, passando por estradas rurais e propriedades da agricultura familiar, até a chegada no Museu Histórico da Geringonça. Foram disponibilizadas 200 vagas, com idade mínima de 12 anos.

Ao final, os caminhantes serão recepcionados no museu. O almoço será por adesão, na Festa de Santa Terezinha, na Comunidade de Novo Treviso, servido a partir das 13h no salão paroquial. O cardápio típico italiano inclui sopa de agnoline, risoto, churrasco, bife à milanesa, maionese, pão e saladas, ao valor de R$ 55,00. No mesmo espaço, haverá feira com produtos coloniais e artesanato.
O percurso é classificado como de esforço físico significativo, em piso irregular, com dois pontos de apoio, banheiros disponíveis, carro de apoio e ambulância no local. Recomenda-se levar garrafa de água.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma antecipada pelo link. Até o momento, já são 138 inscritos de 200 vagas. Caso não estejam esgotadas, haverá inscrições também no local.
A Caminhada da Geringonça consolida-se como um momento de integração entre saúde, lazer e valorização do meio rural, fortalecendo o turismo sustentável em Faxinal do Soturno.

Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto @caminhadasufsm ou na comunidade de avisos do WhatsApp.
Texto: Carla Carabajal (Bolsista PROGEATER/UFSM)
Revisão: Ezequiel Redin (PROGEATER/UFSM)