Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qualificação e desenvolvimento local: Programa Progredir forma mais de 100 participantes em Caçapava do Sul



Na tarde de sexta-feira, 3 de outubro, aconteceu a formatura do Programa Progredir Geoparque Caçapava 2025, iniciativa realizada em parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura de Caçapava do Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e os CRAS Floresta e Bairro Sul. Durante a solenidade, foram entregues 108 certificados, celebrando a conclusão de cinco cursos de qualificação profissional voltados prioritariamente a pessoas inscritas no Cadastro Único. As formações, gratuitas, tiveram como foco a valorização da cultura, do turismo e do desenvolvimento local sustentável.
 
Dos cinco cursos ofertados, dois foram propostos por docentes do Colégio Politécnico: Do Pampa ao Prato, Prof. Suzane Bevillacqua Marcuzzo e Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades, Prof. Magda Aita Monego.
 
Conservar a biodiversidade do Bioma Pampa significa respeitar todas as diversidades: dos territórios, dos conhecimentos, das culturas. Nesse sentido, o curso “Do Pampa ao Prato” buscou desenvolver a temática da biodiversidade associada à cultura alimentar local, à educação dos sentidos e valorização das espécies nativas alimentícias do bioma Pampa. Foram desenvolvidas, em oficinas participativas, receitas artesanais com frutos como butiá, guabijú, pinhão, pitanga, araçá, entre outros. Assim, a valorização e o uso de espécies nativas frutíferas aplicadas objetivaram promover a conservação do Pampa e a criação de novas formas de crescimento social, econômico e ambiental com base nas características locais. Como resultado, os participantes criaram mais de 35 receitas em saborosos produtos que representavam o Pampa, sua paisagem e seus tempos, conta a professora Suzane.
 
O curso “Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades” buscou incentivar o empreendedorismo e a valorização dos saberes locais por meio de aulas práticas e temáticas variadas. Com 52 horas de duração, realizadas no CRAS Sul de Caçapava do Sul e no Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças do Colégio Politécnico da UFSM, o curso abordou catorze temáticas culinárias, entre elas geleias, doces, conservas, molhos, pães, massas artesanais e risotos, totalizando mais de cem formulações diferentes. Ministrado pelas instrutoras Gianne Pinheiro, Karem Rodrigues, Lidiane Lemos e Luciane Priebe, estudantes do curso Técnico em Alimentos, sob orientação da professora Magda Monego, o curso proporcionou uma vivência transformadora, fortalecendo o aprendizado prático, o compartilhamento de saberes e o desenvolvimento de novas oportunidades no campo da produção de alimentos e do empreendedorismo local.  

A celebração da formatura ocorreu no Salão de Atos da Unipampa e contou com a presença do prefeito Marcelo Spode, da secretária de Desenvolvimento Social Cristina Spode e de sua adjunta Aline Oliveira; da coordenadora do Geoparque Caçapava Alizandra Silva; do secretário adjunto de Trabalho do Estado Tiago de Leon; do coordenador da área de Desenvolvimento Regional da UFSM Leandro Gabi; da responsável técnica pelo Progredir Geoparques na UFSM Angelita Zimmermann; e das coordenadoras dos CRAS Sul e Floresta, Eva Moreira e Letícia Neto, além de secretários municipais e vereadores. 

Texto: Magda Monego
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Acervos docentes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-10572

Publicações Recentes