“A Teoria das Situações Didáticas e o Jogo da Onça Como Opção Estratégica de Ensino”, dissertação de Elenice Carvalho Alves e oriunda do Mestrado Profissional em Matemática da UFSM, foi premiada no 2º Encontro Nacional do PROFMAT como melhor dissertação da Região Sul. O trabalho foi orientado pelo professor Eduardo Casagrande Stabel, docente de matemática do Colégio Politécnico. Segundo o professor orientador, “o trabalho versa sobre o Jogo da Onça, um jogo de origem indígena, que é tratado pela perspectiva matemática, com problemas interessantes e desafiadores, trazendo a brincadeira e o lúdico para atrair os jovens para problemas de matemática desafiadores”.

O orientador conta que está foi a segunda edição da premiação, na qual na última edição a UFSM também foi premiada. O evento acontece a cada dois anos e são premiadas cinco dissertações, defendidas em 2023 e 2024, uma para cada região. Para ele, “o significado do prêmio é imenso, pois foi um trabalho de esmero, que ressalta e valoriza os saberes indígenas brasileiros, e que é muito interessante matematicamente e pedagogicamente. O prêmio foi uma concretização de um trabalho prolongado e minucioso”. Ele conta, ainda, que “foi um trabalho de imensa dedicação tanto minha quanto dela, ao longo de alguns semestres”. Os problemas abordados vão desde os mais simples até problemas de pesquisa em Matemática.

Ressalta-se também que a docente do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, Profa. Karine Faverzani Magnano, tem trabalhado na divulgação do Jogo da Onça e da dissertação de Elenice através do projeto coordenado por ela, o “Criação de Material Didático Instrucional Para Oficinas e Museu de Matemática”. O evento aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a dissertação está disponível no repositório da Universidade.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: acervo pessoal