O Colégio Politécnico da UFSM, através do Edital Conjunto de Circulação Interna 2025 – 2026, torna pública a abertura de inscrições para seleção de estudantes da UFSM para bolsa de Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme Resolução 176/2024.
- DA BOLSA
Nº Projeto 058626 Título projeto PRODUÇÃO DE PEQUENAS FRUTAS ASSOCIADA COM ENSINO, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE Atribuições do bolsista - Implantação e Manejo
- Ter um conhecimento básico sobre a produção de frutas (Fruticultura).
- Preparação da área: Executar o preparo do solo e a marcação da área.
- Plantio:Realizar o plantio das mudas de mirtilo, amora preta, framboesa, morango e sementes de fisalis.
- Sistemas de Condução: Instalar e monitorar os sistemas de espaldeira simples e em “T” para amora, framboesa e fisalis.
- Manejo Agroecológico: Executar tratos culturais sustentáveis (adubação orgânica, controle biológico, irrigação e podas) conforme os ciclos de brotação e floração.
- Coleta de Dados: Registrar o desenvolvimento das plantas e a adaptação dos diferentes genótipos de morango.
- Apoio Didático e Pedagógico
- Auxílio em Aulas Práticas: Apoiar os docentes na condução de aulas com estudantes de diferentes cursos no pomar.
- Integração Multidisciplinar: Colaborar com alunos em atividades integradas.
- Educação Ambiental: Auxiliar na organização de palestras, rodas de conversa e atividades.
- Colheita e Processamento (Pós-Colheita)
- Colheita e Seleção: Realizar a colheita técnica das frutas respeitando os índices de maturação.
- Agroindustrialização: Auxiliar no processamento das frutas para a produção de geleias, polpas, sucos, licores, etc.
- Operação de Ferramentas e Manutenção de Infraestrutura
- Manejo de Vegetação:
- Utilizar roçadeiras (costais ou a disco) para o controle de plantas espontâneas e manutenção das entrelinhas do pomar
- Tratos Culturais Manuais: Operar ferramentas como enxadas, rastelos e cavadeiras para limpeza de canteiros, coroamento de mudas e abertura de covas.
- Manutenção de Sistemas: Utilizar ferramentas de marcenaria básica (martelos, serrotes, torqueses) para a construção e reparo dos sistemas de condução (espaldeiras e tutores).
- Aplicação de Insumos: Operar pulverizadores (manuais ou costais) para a aplicação de biofertilizantes e caldas fitossanitárias, garantindo a correta calibração e cobertura.
- Zelo e Segurança: Realizar a limpeza, conservação e armazenamento adequado de todas as ferramentas e equipamentos, utilizando sempre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários.
- Pesquisa e Laboratório
- Tratamento de Dados: Tabular os resultados dos experimentos de adubação e produtividade.
- Produção Científica: Colaborar na redação de relatórios técnicos e no levantamento de dados para a elaboração de artigos científicos.
Nº de bolsas 01 (uma) - Implantação e Manejo
- DO CRONOGRAMA
ETAPA DATA Período de inscrições 03/03/2026 a 12/03/2026 Lista de candidatos(as) homologados(as) 13/03/2026 Período destinado à realização das entrevistas 16/03/2026 a 19/03/2026 Publicação do Resultado final da seleção 23/03/2026 Início da atuação do(a) bolsista 01/04/2026 - DA INSCRIÇÃO
- Período: até 12/03/2026.
- Local: As inscrições serão feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico lenpa.politecnico.ufsm@gmail.com no campo assunto, informar “Inscrição Projeto” 058626.
- Documentos obrigatórios em PDF: comprovante de matrícula e histórico escolar simplificado.
- DO PROCESSO SELETIVO
A seleção ocorrerá por meio da análise da documentação encaminhada pelos(as) candidatos(as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção.
Critérios da seleção:- Análise do histórico escolar do aluno. Pontuação máxima 5.
- Entrevista individual realizada com candidatos(as), na qual será avaliado se as competências e habilidades dos mesmos são compatíveis para execução das atividades propostas no Plano de Atividades do Bolsista, bem como as experiências em atividades relacionadas à temática do projeto. Pontuação máxima 5.
- disponibilidade para cumprir as atividades da bolsa, em jornada de 20 (vinte) horas semanais.
- DO BOLSISTA
- Requisitos
- Poderão ser bolsistas estudantes regularmente matriculados e frequentes na graduação (Agronomia, Engª Florestal, Gestão Ambiental) nos cursos técnicos (Agropecuária, Agricultura, Meio Ambiente), da Universidade Federal de Santa Maria.
Após a publicação do resultado final da seleção, o/a estudante selecionado será incluído/a no projeto para o qual foi selecionado, no Portal de Projetos da UFSM, na categoria de “participante” - Ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) nos portais da UFSM.
- Possuir conta corrente pessoal nos bancos autorizados a receber pagamentos pelo SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira), para viabilizar a implantação da bolsa.
- Não possuir outra bolsa de qualquer natureza, exceto o Benefício Socioeconômico (BSE) ou auxílio eventual.
- Poderão ser bolsistas estudantes regularmente matriculados e frequentes na graduação (Agronomia, Engª Florestal, Gestão Ambiental) nos cursos técnicos (Agropecuária, Agricultura, Meio Ambiente), da Universidade Federal de Santa Maria.
- Direitos
- Receber bolsa mensal no valor de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (01 de abril a 31 de dezembro de 2026).
- Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa.
- Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas.
- Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
- Deveres
- Responsabilizar-se pelas informações prestadas no momento da seleção.
- Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades.
- Comunicar ao coordenador as justificativas de eventuais faltas e a desistência da bolsa.
- Cumprir o Plano de Atividades do Bolsista estabelecido.
- Manter frequência regular nas disciplinas em que estiver matriculado.
- O não atendimento aos itens acima mencionados implicará no cancelamento da bolsa.
- Requisitos
- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
A lista de candidatos(as) homologados(as) e o resultado dos(as) selecionados (as), serão divulgados no site www.politecnico.ufsm.br – Oportunidades de bolsas. - DO DESLIGAMENTO DO BOLSISTA
O(a) bolsista será desligado(a) das atividades, sem direito à bolsa, se:- Não realizar ou tumultuar às atividades descritas neste Edital;
- Não apresentar conduta e comportamento ético inerentes ao desempenho das atividades.
- DISPOSIÇÕES GERAIS
- Os casos omissos serão resolvidos pelo(a) Coordenador(a) do Projeto.
- Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail lenpa.politecnico.ufsm@gmail.com