Anfiteatro do Centro de Ciências Rurais (Prédio 42 da UFSM) | Núcleo de Fruticultura Irrigada do Colégio Politécnico | Anfiteatro do Colégio Politécnico (Prédio 70) - Santa Maria
28/06/2019 08:30 - 29/06/2019 16:00
Descrição
Nos dias 28 e 29 de junho, o Colégio Politécnico da UFSM promove o II Encontro Internacional de Produtores de Noz Pecan (Nogueira-pecã). O evento contará a presença do palestrante chileno Dr. Mário Machuca, especialista em noz pecan, atuando como consultor nos EUA e na América do Sul.
O Encontro acontece no Anfiteatro do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (Prédio 42) e nas dependências do Colégio Politécnico da UFSM (Prédio 70). Dentre os principais temas a serem debatidos, estão o crescimento da produção das Nozes Walnut (Juglans Regia), no Chile, de 2 para 10 toneladas por hectares; o uso de reguladores de crescimento e produtos para quebrar a dormência em Pecan; formas de redução da alternância de produção do fruto; parâmetros das nozes para exportação aos Estados Unidos e China; nutrientes exigidos em cada fase da nogueira; resposta da nogueira a reguladores testados na UFSM; dentre outras pautas de relevância para produtores e pesquisadores da área.
No segundo dia do evento, serão realizadas práticas de campo sobre poda da Nogueira Pecan, demonstração sobre a aplicação de reguladores, observação de máquinas e equipamentos por empresas convidadas e, ainda, duas horas reservadas para perguntas ao Dr. Mário Machuca, durante debate a ser promovido no Anfiteatro do Colégio Politécnico da UFSM.
Programação
28 de junho – Anfiteatro do Centro de Ciências Rurais da UFSM – Prédio 42:
MANHÃ – Palestras:
- 8h30: “Como o Chile passou de 2 para 10 ton/ha de nozes chilenas (Juglans regia)”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 9h: “Produção de Pecan em anos ou regiões com pouco frio – 4 ton/ha”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 9h30: “Cuidados da colheita a comercialização da Pecan”, com o engenheiro agrícola Jaceguay Barros – Pecanita Industrial.
- 9h45: “Como armazenar por 12 meses a temperatura ambiente”, com o professor Vanderlei Both – UFSM.
- 10h: Intervalo.
- 10h15: “Horas de frio nos últimos anos no Sul do Brasil”, com o professor doutor Nereu Augusto Streck – UFSM.
- 10h30: “Como produzir Pecan sem alternância de produção”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 11h: Horário reservado para perguntas.
- 12h: Intervalo para almoço.
TARDE – Palestras:
- 13h30: “Adubação da Nogueira Pecan – Fases para N, K, B e Zn”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 14h: “Uso de reguladores para quebra de dormência, redutores de crescimento e aumento do calibre com rendimento de amêndoa”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 14h40: “Floração e polinização da Nogueira Pecan”, com o pós-graduando Rudinei de Marco – UFPel.
- 15h: “Pesquisa e extensão em Pecan – resultados de experimentos”, com o professor Diniz Fronza – UFSM.
- 15h20: Intervalo.
- 15h35: “Parâmetros nas nozes exigidos para comercialização na China e nos EUA”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 16h15: “Produção integrada e orgânica da Pecan”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile).
- 16h45: Horário reservado para perguntas.
- 17h25: Avaliação do evento.
29 de Junho – Colégio Politécnico da UFSM – Prédio 70:
MANHÃ – Demonstrações de Campo:
- 8h30: “Poda da Nogueira Pecan”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile) – Local: Setor de fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM.
- 9h30: “Uso de reguladores de crescimento e quebra de dormência”, com o Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile) – Local: Setor de fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM.
- 10h: Demonstrações de máquinas pelas empresas (colheita, limpeza, secagem, descasque, podas, mudas) – Local: Setor de fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM.
- 12h: Intervalo para almoço.
TARDE – Discussões:
- 14h: Horário reservado para perguntas ao Dr. Mário Machuca – Desarrollo Fruticola (Chile), com condução do professor Diniz Fronza – Local: Anfiteatro do Colégio Politécnico.
Inscrição
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (55) 3220 – 9419 – Ramal 202, ou pelo e-mail cursosdefruticultura@gmail.com; mediante depósito do valor de R$ 100,00 e envio do comprovante, nome completo, CPF e RG para o e-mail referido. Informações da conta: Banco do Brasil | Agência: 1484-2 | Conta Corrente: 34619-5.
Contato
Para mais informações, envie um email para cursosdefruticultura@gmail.com.
cursosdefruticultura@gmail.com