Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

OBSERVATÓRIO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

Este observatório tem o objetivo de fornecer dados e informações diárias sobre a COVID-19 e auxiliar no monitoramento e planejamento das ações em saúde pública para o combate à pandemia

 ALERTA!

 Pela primeira vez, todas as 21 regiões estão em bandeira vermelha no mapa preliminar do estado do RS.

 Nesse momento, mais do que nunca, nossos cuidados são fundamentais. Precisamos estar atentos à tríade:

  1. Uso correto de máscara (a minha máscara protege você, a sua me protege);
  2. Distanciamento físico interpessoal mínimo de 1,5m;
  3. Higienização frequente das mãos (não leve as mãos sujas aos olhos, boca ou nariz).
SAIBA MAIS SOBRE:

 Comissão de Biossegurança da UFSM

NOTAS

  • A COVID-19 (termo em inglês que significa Corona Virus Disease 2019) é uma doença infecciosa respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. O quadro clínico pode variar de infecções assintomáticas a infecções respiratórias graves.
  • É possível haver um número significativo de pessoas com coronavírus, mas sem apresentar sintomas ou com sintomas leves. Estas pessoas, ao continuarem circulando e tendo contatos sem cuidados mínimos, tanto com superfícies quanto com outras pessoas, podem transmitir o vírus.
  • O distanciamento e o isolamento social são as medidas mais indicadas para conter a disseminação da doença, uma vez que não há vacina ou medicamento para o combate efetivo até o momento.
  • Podem ocorrer eventuais divergências entre as plataformas de informação uma vez que os dados são originados de fontes diferentes e não são consolidados ao mesmo tempo. Além disso, há a possibilidade de panes nos sistemas de informação.
  • No Brasil existe subnotificação do número real de casos, uma vez que a testagem é muito pequena. Também existe atraso na confirmação de óbitos por COVID-19.
  • Consulte as Notas Técnicas para conhecer mais detalhes sobre a distribuição dos casos em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e demais municípios das regiões próximas à Santa Maria.

SITUAÇÃO DOS CASOS ACUMULADOS

MUNDO

Confirmados65.111.866
Óbitos1.504.303

BRASIL 

Confirmados6.487.084
Óbitos175.270

RS

Confirmados337.003
Óbitos7.043

Atualizado em: 03/12/2020    22:05

SANTA MARIA

Confirmados8.301
Suspeitos1.428
Recuperados7.671
Óbitos115
Descartados6.308
Acompanhados 630
MORTALIDADE / 100 mil habitantes – 41,11

TESTES LABORATORIAIS DOS CASOS CONFIRMADOS

RT-PCR – 6.935

SOROLÓGICO (rápido) – 1.359

CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO – 7

Atualizado em:  04/12/2020    08:14

GRÁFICOS DE CASOS E PROJEÇÕES

O gráfico acima mostra o número de casos diários, e a linha vermelha mostra a média móvel dos últimos sete dias. O cálculo é feito somando-se o número de casos dos últimos sete dias e dividindo-se o resultado por sete. Essa curva estuda os possíveis dias de pico no número de casos confirmados. Os números podem sofrer alterações ao longo da semana, em função da atualização diária dos casos confirmados.

No gráfico acima, a linha azul simula o crescimento exponencial dos casos em Santa Maria, que no início da pandemia foi tido como sendo a forma do avanço da contaminação sem que a população estivesse em confinamento. Atualmente, a infecção em Santa Maria avança em um crescimento linear. A linha vermelha faz a projeção do número de casos para o máximo de duas semanas, mas pode ser corrigida a qualquer momento, em função da evolução no número de casos. A expressão “R2” é o coeficiente de explicação da curva linear, que mostra o grau de confiabilidade do cálculo e da tendência linear. Nesse caso, a projeção tem 97,59% de confiabilidade e os pontilhados representam a margem de confiança, no caso de 95%.

MAPAS DE CASOS

Use as setas laterais para avançar ou retroceder

MAPA DE ÓBITOS

DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS NA ZONA URBANA POR BAIRRO