Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

OBSERVATÓRIO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE

Este observatório tem o objetivo de fornecer dados e informações diárias sobre a COVID-19 e auxiliar no monitoramento e planejamento das ações em saúde pública para o combate à pandemia

NOTAS

  • A COVID-19 (termo em inglês que significa Corona Virus Disease 2019) é uma doença infecciosa respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. O quadro clínico pode variar de infecções assintomáticas a infecções respiratórias graves.
  • É possível haver um número significativo de pessoas com coronavírus, mas sem apresentar sintomas ou com sintomas leves. Estas pessoas, ao continuarem circulando e tendo contatos sem cuidados mínimos, tanto com superfícies quanto com outras pessoas, podem transmitir o vírus.
  • O distanciamento e o isolamento social são as medidas mais indicadas para conter a disseminação da doença, uma vez que não há vacina ou medicamento para o combate efetivo até o momento.
  • Podem ocorrer eventuais divergências entre as plataformas de informação uma vez que os dados são originados de fontes diferentes e não são consolidados ao mesmo tempo. Além disso, há a possibilidade de panes nos sistemas de informação.
  • No Brasil existe subnotificação do número real de casos, uma vez que a testagem é muito pequena. Também existe atraso na confirmação de óbitos por COVID-19.

 OS CUIDADOS DEVEM CONTINUAR:

  1. Uso correto de máscara;
  2. Distanciamento físico interpessoal mínimo de 1,5m;
  3. Higienização frequente das mãos;
  4. Manter ambientes bem arejados.

O Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria está conduzindo uma pesquisa intitulada “IMPACTO DA COVID-19 EM PESSOAS”. O estudo está sob coordenação dos Professores Adriane Pasqualoto, Isabella Albuquerque e Luis Felipe Dias Lopes e tem como objetivo investigar os impactos da Covid-19 na saúde da pessoa após ter sido contaminada pelo vírus.

Convidamos todas e todos para preencher o QUESTIONÁRIO.

 Os dados são atualizados diariamente. Os casos confirmados são os oficiais e não contam os suspeitos aguardando confirmação.

Utilize o endereço eletrônico abaixo para entrar em contato com a equipe do Observatório COVID-19.