Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Documentário produzido no Curso de Jornalismo é selecionado para o Festival Assimetria



Foi aberta nesta semana a Mostra Online do 3º Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, que este ano é especial: o documentário “Os sentidos da rua”, produzido para a disciplina de Documentário do Curso de Jornalismo da UFSM está entre os selecionados.

O documentário é de autoria dos estudantes Bruna Meinen Feil, Luana Giazzon e Rafael Happke e foi orientado pelo professor Rondon de Castro. O roteiro conta a história da Vila Belga, uma referência cultural da cidade de Santa Maria. Segundo a sinopse, “A rua é lugar de passagem, conecta. A rua é moradia, acolhe. A rua é destino, convida. A rua é vida, inspira. Não existe cidade sem rua. Não existe rua sem gente. O sentido da rua são as pessoas. Numa cidade, cada rua tem sua história e este documentário vai em direção a uma pequena e antiga rua de Santa Maria. Em algum momento, a rua nasce e a partir de então ganha vida, torna-se palco de histórias e assim acaba por escrever sua própria biografia. O que uma rua tem a nos contar? Será que ela pode ser vista como um organismo vivo?”


O festival Assimetria é uma promoção conjunta do Laboratório VIS, Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart), Cineclube da Boca e TV Ovo, com apoio do Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Este ano são 13 documentários, 15 ficções e 15 vídeos experimentais realizados por estudantes de Instituições de Ensino Superior nos três estados da região sul do Brasil e também na Argentina. A mostra competitiva acontece de 12 a 25 de junho e o público poderá votar nos melhores curtas por meio da curtida disponível no Youtube. Os curtas selecionados pela curadoria do Festival estão listados no perfil do festival no Youtube.


Publicações Recentes