Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ATENÇÃO – PRÉVIA DA OFERTA 2023.2



TIRE SUAS DÚVIDAS E VEJA A PRÉVIA DA OFERTA DE DISCIPLINAS 2023/2

Olá!! Confira informações importantes sobre o semestre letivo de 2023/2. 

Prezados alunos,

Fiquem atentos ao calendário acadêmico 2023.1

27/07/2023 a 31/07/2023 Quinta a Segunda-feira Estudantes de Graduação e Pós-Graduação MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO pelo Portal Estudantil: Período para solicitação de matrícula via Portal Estudantil dos veteranos da graduação e veteranos da pósgraduação referente ao 2º semestre letivo de 2023.

27/07/2023 a 06/09/2023  Quinta a quarta-feira Estudantes de Graduação, modalidade presencial TRANCAMENTO TOTAL: Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 2º semestre letivo de 2023, para Estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial.

02/08/2023 e 03/08/2023 Quarta e quinta-feira Estudantes de Graduação e Pós-Graduação MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal Estudantil: Período para ajuste de matrícula de estudantes de graduação e pós-graduação, via Portal do DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2023.

07/08/2023 – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

14/08/2023 e 15/08/2023 Segunda e terça-feira Estudantes de Graduação e Pós-Graduação MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO pelo Portal Estudantil: Período para solicitação via Portal Estudantil de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2023. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal Estudantil serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal Estudantil é prerrogativa das Coordenações de Curso. 

14/08/2023 e 15/08/2023 Segunda e terça-feira Estudantes de Graduação e Pós-Graduação MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL: Período para solicitação, por e-mail, à Coordenação do Curso de interesse, de matrícula extracurricular, referente ao 2º semestre letivo de 2023, nos casos em que a Coordenação de Curso não aderiu ao sistema de extracurricular pelo Portal Estudantil.

19/08/2023 a 06/09/2023  Segunda a Quinta-feira Estudantes de graduação e Coordenações de Curso de Graduação, modalidade presencial TRANCAMENTO PARCIAL: Período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas) à Coordenação de Curso e sua efetivação no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2023, para estudantes dos cursos de graduação da modalidade presencial.

06/09/2023  Quarta-feira Estudantes de Graduação, modalidade presencial TRANCAMENTO TOTAL – Último dia: Data-limite para a solicitação de trancamento total do semestre, via Portal Estudantil, referente ao 2º semestre letivo de 2023, para estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial.

Fiquem atentos:

  1. Ao se matricular, observe que você deve ter pelo menos 240h de carga horária em sala de aula;
  • Alunos que não conseguirem vaga em TAC 2 devem procurar a coordenação do curso na terça-feira, turno da tarde (08/08). As orientações de TAC II serão realizadas no período de ajuste e deverão ter autorização do orientador para realizar a matrícula.
  • A matrícula de TAC I deve ser efetivada apenas após o ok do orientador. Deve-se mandar um e-mail à coordenação coordenacaojn@ufsm.br informando o ok do orientador.
  • As matrículas na disciplina de TELEJORNALISMO II serão realizadas PELO COORDENADOR APENAS NO PERÍODO DE AJUSTE da COORDENAÇÃO (ENTRE 07 A 11/08) e apenas para alunos represados e que constam em LISTA junto à secretaria do curso.

f) As aulas serão PRESENCIAIS. Não há aulas EAD.

g) As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno. Como acharem melhor (Ead ou presencial); Se está em TAC 1 e TAC 2, e não ter orientador definido, entrar em contato com a coordenação.

h)Sobre serviços institucionais (RU, Biblioteca, etc), acompanhem o site e redes sociais da UFSM;

i) Solicitação de matrícula NÃO É matrícula certa! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula, ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*

j) Aceite de solicitação de matrícula – É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.

l) Matrículas negadas no portal por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação via e-mail (coordenacaojn@ufsm.br) informando nome, número de matrícula e disciplina.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-466-795

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes