Auxílio à participação em eventos
Para solicitar Bolsa Formação (auxílio financeiro para participação em eventos) o aluno deve encaminhar “requerimento” para Coordenação do Curso de Pedagogia Diurno (em até 30 dias da data de participação do evento.) com os seguintes dados:
– Nome completo;
– RG e CPF;
– Número de matricula;
– Nome do evento: data, promotor e local de realização do evento em que o aluno irá participar;
– Dados Bancários para deposito em caso de aprovação, (conta corrente no nome do aluno);
– Anexar ao “requerimento” (Folder/informativo com dados do evento: data, local, promotor, programação, comprovante de inscrição, comprovante de aceite de apresentação do trabalho).
Valores da bolsa formação
R$ 300,00 (fora do Estado);
O Colegiado do Curso irá apreciar os requerimentos de Bolsa Formação e após sua aprovação, o requerimento será enviado ao setor de orçamento do CE que realizará o deposito na conta informada.
Matrícula e ajustes de matrícula de alunos regulares
Durante os períodos de matrícula (via Portal do Aluno) e ajuste de matrícula (via Portal do Aluno e presencialmente) que acontecem semestralmente para a renovação do vínculo, o acadêmico deve observar o disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, publicados no Guia do Estudante, além dos prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente. O controle do cumprimento de pré-requisitos para a matrícula e a conferência quanto ao saldo final de disciplinas solicitadas e confirmadas é de responsabilidade do próprio acadêmico. Além disso, durante o referido período, a frequência nas aulas e atividades de qualquer disciplina em que o acadêmico não está matriculado é considerada sem efeito.
Matrícula e ajuste de matrícula – Carga horária mínima e máxima requerível por semestre
Durante o período de matrícula (via Portal do Aluno) e ajustes de matrícula (via Portal do Aluno e presencialmente), deve-se ter especial atenção quanto à carga horária mínima e máxima requerível por semestre, prevista no respectivo Projeto Político-Pedagógico do Curso. Matrículas com carga horária inferior ao mínimo e ao máximo determinado na estrutura curricular do Curso ficarão sujeitas ao disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, em particular nos Artigos n. 10, 11, 20 e 22. As Normativas Gerais de Matrícula da UFSM estão disponíveis no Guia do Estudante da UFSM.
Matrícula extracurricular
O procedimento de matrícula extracurricular de acadêmicos de outros cursos da UFSM obedecerá aos prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente. O acadêmico interessado em disciplinas ofertadas em cada um dos Cursos de Letras – Licenciatura deve apresentar à Coordenação do Curso de Letras – Licenciatura o formulário de autorização assinado pelo Coordenador do Curso de origem e observar o disposto nas Normativas Gerais de Matrícula da UFSM, especialmente no que concerne ao Artigo n. 15. As Normativas Gerais de Matrícula da UFSM estão disponíveis no Guia do Estudante da UFSM.
Trancamento total
O trancamento total consiste um uma modalidade de matrícula em que o acadêmico permanece vinculado ao Curso, porém não matriculado em disciplinas. A modalidade tem duração de um semestre letivo, atende a prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e é efetuada diretamente no Portal do Aluno. O número máximo de trancamentos totais permitidos em cada Curso está previsto na estrutura curricular, determinada pelo Projeto Político-Pedagógico do Curso. O período em que o aluno está em situação de trancamento total não é contabilizado para o tempo de integralização curricular do Curso.
Obrigatoriedade de frequência
A frequência mínima para aprovação é de 75% do total da carga horária de cada disciplina em que o acadêmico está regularmente matriculado. O abono de faltas é vedado, exceto nos casos de amparo previstos pela Lei n. 4.375/64 e Decreto-Lei n. 715/69 e pelo Decreto n. 80.228/77.
Recuperação de avaliações
Podem solicitar recuperação de avaliação os acadêmicos que, por motivos devidamente justificados (doença que impossibilite o aluno de realizar a avaliação, comprovada por atestado médico, com CID), não comparecerem às atividades escolares sujeitas à avaliação. O acadêmico interessado deve dirigir-se ao Protocolo Geral da UFSM, em até 48 horas da data da avaliação, portando o requerimento de Recuperação de Avaliação, disponível no link Formulários, neste site, devidamente preenchido e assinado, para abertura de processo capa-verde. A aprovação do pedido fica a cargo do Chefe de Departamento.
Regime de exercícios domiciliares
A solicitação para o regime de exercícios domiciliares é permitida somente para os casos de amparo ao estudante, previstos no capítulo 2.25 do Guia do Estudanteda UFSM. O acadêmico interessado deve dirigir-se ao Protocolo Geral da UFSM, portando um atestado médico e o Requerimento – Regime de Exercícios Domiciliares, presente no link Formulários, neste site, devidamente preenchido e assinado, para abertura de processo capa-verde. A solicitação de amparo deve ser oficializada em até três dias úteis contados da data de emissão do atestado médico.
Cômputo de ACG’s
O acadêmico que desejar computar ACG’s ao seu histórico deve entregar à Secretaria da Coordenação o Requerimento – Cômputo de ACG’s, disponível no link Formulários, deste site, devidamente preenchido e assinado, em conjunto com a cópia dos certificados e comprovantes. A Secretaria não receberá certificados e comprovantes originais. A análise das solicitações é feita pelo Colegiado de Curso.
Aproveitamento ou dispensa de disciplinas
O acadêmico que deseja solicitar aproveitamento ou dispensa de disciplinas deve preencher o formulário Requerimento de Dispensa e Aproveitamento de Disciplinas. O documento deve ser entregue na Secretaria da Coordenação de Curso, juntamente com a cópia do histórico acadêmico que contém a nota de aprovação na disciplina usada para aproveitamento ou dispensa. No caso de o aproveitamento ou a dispensa ser feito com base em disciplina realizada em outro curso da UFSM e/ou em outra instituição de ensino superior, também deve ser anexada ao requerimento a cópia do programa. O encaminhamento ao Derca das solicitações aprovadas respeitará os prazos estipulados no Calendário Acadêmico do ano vigente.