Ir para o conteúdo Relações Públicas Ir para o menu Relações Públicas Ir para a busca no site Relações Públicas Ir para o rodapé Relações Públicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de RP promovem ação comunitária em parceria com a ASMAR e projetos da UFSM



No segundo semestre de 2025, estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão colocando em prática uma proposta que vai além da sala de aula. Trata-se do projeto CORação, uma ação comunitária vinculada à disciplina Comunicação e Cidadania, ministrada pela professora Cintia Carvalho no semestre 2025/1.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria (ASMAR), e tem como protagonistas os acadêmicos Ana Beatriz Magolo, Ana Laura Della Flora Weinitschke, Kleysa Gomes, Laura Pacheco, Mariana Dornelles, Rafael Paiva e Rafaella Bertagnolli.

Entre as atividades realizadas, destaca-se a pintura artística do mural da sede da ASMAR, que deu nova vida ao espaço e fortaleceu o sentimento de pertencimento entre os trabalhadores da associação. Mais do que uma intervenção estética, a ação busca valorizar o trabalho dos catadores e sensibilizar a comunidade para a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

O projeto contou ainda com a colaboração de importantes iniciativas da UFSM, como o Café com Letras, coordenado pela professora Jane Schumacher, o Observatório de Direitos Humanos (ODH/UFSM) e o Coletivo ApiXonados, fortalecendo o caráter interdisciplinar e extensionista da proposta.

Inspirados pela missão da disciplina e pelo compromisso social da universidade, os estudantes foram desafiados a sair do campo teórico e desenvolver ações capazes de promover transformações sociais, mesmo que em pequena escala. Com criatividade, empatia e responsabilidade, o grupo demonstrou como a comunicação pode ser uma potente ferramenta de cidadania e inclusão.

A experiência reforça o papel da extensão universitária na formação crítica e humanizada dos futuros profissionais de Relações Públicas, alinhando ensino, pesquisa e comunidade em um mesmo propósito: transformar realidades.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-470-843

Publicações Recentes