No dia 24 de setembro, os alunos da disciplina de Relações Públicas Contemporâneas, ministrada pela professora Fernanda Sagrilo, participaram de uma palestra ministrada pelo doutorando Caio Motta, com o tema “Como transformar conteúdo autêntico em negócio”.
Caio é doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas voltadas à influência digital, Creator Economy e às estratégias de monetização de marcas. Além de sua atuação acadêmica, é criador e apresentador do podcast “Não São Vozes da Minha Cabeça”, onde entrevista influenciadores, especialistas e agentes digitais. Ele também integra grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, o que lhe permite aliar teoria e prática em suas análises sobre o mercado da influência.
Durante a palestra, Caio compartilhou sua trajetória profissional e acadêmica, destacando experiências em grandes eventos, aprendizados com entrevistados e insights valiosos sobre o cenário atual da criação de conteúdo. Um dos métodos apresentados, intitulado “Li, vivi e ouvi”, reflete sua abordagem de pesquisa baseada na escuta ativa, na vivência de campo e na teoria. Entre os pontos discutidos, destacou que “o amor importa, mas não paga boleto”, reforçando a necessidade de equilíbrio entre paixão e estratégia, além de enfatizar que autenticidade é uma das principais exigências do mercado atual para os criadores de conteúdo.
Ao final da palestra, os estudantes participaram de uma atividade prática com perguntas provocativas como:
“O que eu já tenho até aqui?”, “Como tenho me posicionado?”, “Como quero ser visto?”,
“Como os consolidados são vistos?” e
“Como eu impacto a cultura?”.
A proposta estimulou uma troca rica de experiências e reflexões sobre identidade profissional e posicionamento digital.
Encerrando a atividade, Caio concedeu uma breve entrevista para o perfil do curso no Instagram (@rp.ufsm), respondendo perguntas e curiosidades dos estudantes.
