Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula pública esclarece dúvidas sobre seleção para mestrado e doutorado



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação realizou na última sexta-feira (13) uma aula pública aberta aos candidatos aos cursos de mestrado e doutorado com ingresso em 2014. O objetivo da aula foi apresentar o programa, sua área de concentração e linhas de pesquisa, bem como esclarecer dúvidas sobre o processo de seleção.

Docentes e discentes do POSCOM enfatizaram a importância de os candidatos ficarem atentos à publicação do edital, que deve ser divulgado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM nos próximos dias. “Leiam com atenção o edital. Lá vocês vão encontrar todas as informações necessárias sobre datas e a documentação necessária para a inscrição”, salientou a coordenadora do Programa, professora Márcia Franz Amaral.

A previsão é de que o prazo para inscrições à seleção do mestrado e do doutorado seja de 1º a 31 de outubro. Após essa fase, os candidatos devem ficar atentos à homologação das inscrições, que será divulgada pela PRPGP da UFSM. Para o mestrado, a seleção será composta de prova de caráter eliminatório, seguida de entrevista, análise do projeto de pesquisa e do currículo Lattes comprovado. Já a para o doutorado, o processo se dará por meio de entrevista, análise do projeto de pesquisa e do currículo Lattes comprovado.

As alunas do doutorado Luciana Carvalho e Sandra Depexe deram depoimentos falando sobre a experiência na pós-graduação, salientando a possibilidade de ingresso como aluno especial e a importância da participação em grupos de pesquisa. Sandra ainda fez uma recomendação aos candidatos ao mestrado: “Leiam os livros indicados, façam resumos, estudem bem a bibliografia”. A relação das obras que serão exigidas na seleção para o mestrado já foi divulgada. Cada candidato deverá ler quatro livros: dois referentes à área de concentração e outros dois, de acordo com a linha de pesquisa escolhida.

A aula pública ainda serviu para que os candidatos fossem orientados quanto à elaboração do projeto de pesquisa. A coordenadora substituta do POSCOM, professora Liliane Dutra Brignol, apresentou a estrutura básica do projeto, que deve ter até 15 páginas e conter os seguintes itens: título, tema, problema, objetivos, justificativa, quadro teórico de referência, metodologia e bibliografia. Um modelo de projeto já foi divulgado pelo Programa e pode ser acessado aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-496

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes