Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Definida a programação oficial da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção



Palestra, painéis e apresentações de trabalhos compõem a programação da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, que neste ano será promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o tema “Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo da recepção”, o evento pretende promover entre os dias 17 e 18 de julho um espaço ampliado para diálogo e intercâmbio de pesquisas na área da recepção.

A abertura do evento ficará a cargo da professora doutora Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP), que irá proferir a palestra “A recepção transmidiática e os desafios da pesquisa em rede”, na manhã do dia 17, a partir das 9h15, no Auditório do Prédio 74C. O objetivo da conferência de abertura é discutir e refletir sobre a pesquisa em recepção no que tange aos desafios teóricos e metodológicos a partir da experiência do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL).

Já no dia 18, pela manhã, duas mesas temáticas conduzirão os debates. A partir das 8h30 a mesa “Abordagens teórico-metodológicas para os estudos da recepção” contará com a participação da professora doutora Jiani Bonin (Unisinos) que abordará o tema “Desafios metodológicos para os estudos da recepção a partir da perspectiva transmetodológica”. Em seguida, o professor doutor Antonio Fausto Neto (Unisinos) apresenta o painel “Desafios teóricos em estudos de recepção: a problemática da circulação no contexto da midiatização”.

A segunda mesa do dia 18, que tem início marcado para as 10h30, concentrará as discussões em torno da questão “Estudos de recepção, jovens e consumo”. As painelistas serão a professora doutora Nilda Jacks (UFRGS) com a fala “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência” e a professora doutora Rose de Melo Rocha (ESPM-SP), que apresentará o painel “Narrativas juvenis: jovens como sujeitos de discurso e de ação”.

Em ambos os dias, os turnos da tarde serão dedicados às apresentações de trabalho e discussões nos Grupos de Trabalho. O espaço dos GTs visa refletir sobre as diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção, principalmente a partir de resultados de estudos empíricos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A submissão de trabalhos pode ser feita mediante o envio de resumos expandidos até o dia 25 de junho (para o e-mail jornadagauchaderecepcao@gmail.com). Os trabalhos aprovados serão agrupados por temáticas afins. Após o evento, os participantes têm até o dia 31 de julho para o envio dos trabalhos completos que serão publicados nos anais do evento.

As inscrições para a II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção seguem abertas até o dia 13 de julho, através do site do evento (www.ufsm.br/jornadarecepcao) onde estão disponíveis outras informações complementares, com os modelos para resumos e artigos completos.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes