Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorandos do POSCOM participam do VIII Seminário Globo Intercom



Os alunos Filipe Bordinhão dos Santos, Janderle Rabaiolli e Patrícia Milano Pérsigo, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, participaram nos dias 23 e 24 de julho da oitava edição do Seminário Temático Globo Intercom, realizado no Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover o diálogo e a aproximação entre pesquisadores e profissionais da comunicação, o evento reuniu 30 professores e estudantes de pós-graduação de todo o Brasil em torno do tema “Comunicação: Guerra e Paz”, que faz alusão ao centenário do início da Primeira Guerra Mundial e será também a temática do Congresso Nacional da Intercom, que ocorre em setembro, em Foz do Iguaçu.

O seminário teve início com a participação do editor executivo de projetos especiais da Rede Globo de Televisão e autor do livro “A Primeira Guerra Mundial e a Imprensa Brasileira”, o jornalista Sidney Garambone, que abordou a cobertura jornalística do confronto. Em seguida, o apresentador do Jornal da Globo e do Globo News Painel, William Waack, refletiu sobre a importância da formação teórica do jornalista que escreve sobre guerra. E, encerrando o primeiro dia de palestras, o jornalista Marcos Uchôa apresentou trechos de suas reportagens de guerra, complementando com relatos e curiosidades sobre as coberturas.

Para Patrícia, “as palestras com os três jornalistas surpreenderam ao abordarem o tema do evento, Guerra e Paz, de uma forma bastante crítica, não só quanto a delicadeza da questão, mas também em função do papel do jornalista nessas coberturas”. Segundo ela, os palestrantes também teceram comentários sobre o momento atual do jornalismo no Brasil e destacaram a necessidade de uma prática mais reflexiva, que leve em consideração questões históricas, econômicas e sociais dos temas objetos de suas matérias.

O segundo dia de atividades no Seminário foi dedicado à visitação guiada ao Projac – Central de Produção da Globo, em Jacarepaguá –, onde os participantes puderam conhecer os estúdios de gravação e cidades cenográficas das novelas e seriados da emissora, além do departamento de efeitos especiais e a produção de figurinos. Patrícia destaca que a visita permitiu observar os detalhes na composição de cenários e figurinos das produções ficcionais da Rede Globo: “pudemos ver e conversar com profissionais que chamavam atenção para os trabalhos feitos nos mínimos detalhes, buscando sempre a continuidade dos cenários, figurinos e demais elementos que compõem as narrativas e os programas da emissora”, observa a doutoranda.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-450

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes