Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POSCOM realiza primeira defesa de tese do Programa



De autoria do doutorando Fabiano Maggioni, sob orientação do Prof. Dr. Adair Caetano Peruzzolo, a tese intitulada “Estrutura Básica da Representação Visual nas Construções Discursivas da Apresentação do Telejornal” será a primeira a ser defendida no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Criado em 2005, o POSCOM teve seu curso de doutorado aprovado em dezembro de 2011, com o início das atividades em março de 2012. Integrante desta turma, Maggioni será o primeiro acadêmico a defender sua pesquisa.

O trabalho, que foi desenvolvido em três anos, contou com auxílio da bolsa de doutorado Capes-Fapergs. A tese apresenta os efeitos de sentido gerados na apresentação do telejornal, pelas matrizes de significação plástica e semântica. O estudo foi realizado com análises de apresentações de telejornais de TV aberta, de todo o país. Ao final, mostra o potencial dos elementos visuais usados em conjunto com a linguagem verbal, na formação de sentidos no discurso telejornalístico. Aspectos da semiose telejornalística também foram coletados na Argentina, em virtude da bolsa de doutorado sanduíche (projeto Capes/Mincyt) que viabilizou o estágio de Maggioni na Universidade Nacional de Quilmes e na Universidade de Buenos Aires.

A defesa da tese é aberta ao público e será realizada na próxima sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, na sala 5136, do prédio 21, no campus da UFSM. Participarão da banca de avaliação, além do prof. Adair Caetano Peruzzolo, as professoras Dra. Juliana Petermann e Dra. Viviane Borelli, ambas da UFSM, e os professores externos Dr. Benami Bacaltchuk (UPF) e Dr. Demétrio de Azeredo Soster (UNISC).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-417

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes