Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fernando Resende será palestrante da Aula Magna do POSCOM



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM irá promover na manhã do dia 8 de maio sua Aula Magna de 2015, recebendo o professor doutor Fernando Resende, docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. A atividade, que irá celebrar o início das atividades do POSCOM em 2015, terá como tema central “Quando eu (não) é outro: uma conversa sobre cortes e travessias”. A Aula Magna será realizada no Auditório do CCSH, no campus da UFSM, em Santa Maria, a partir das 9h30.

Sobre a temática proposta para discussão, Resende explica: “A comunicação é tecida por uma complexa rede de representações e mediações. Um dos seus problemas é (re)conhecer a inscrição de um espaço no qual a enunciação é, ela própria, objeto e instrumento de disputa. Pensar o problema da comunicação pelo viés desta teia, coloca em questão aspectos relacionados às alteridades e às transversalidades, o que requer um olhar atento ao percurso enunciativo”. O debate com os alunos e professores do POSCOM, nesse sentido, tem como objetivo “provocar a ideia de que na luta entre poderes, desejos, falas e saberes, são as contradições e os paradoxos, ou os conflitos dentro do conflito, os traços fundamentais para a compreensão do problema”.

Resende é doutor em Ciências da Comunicação (USP), com Pós-doutorado na School of Oriental and African Studies (SOAS – Universidade de Londres). É pesquisador PQ/CNPq com ênfase nos estudos sobre comunicação, narrativas de conflito e movimentos diaspóricos. É coordenador do Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia (LAN); pesquisador associado do Centre for Film and Media Studies e do Centre for Palestinian Studies (SOAS – Universidade de Londres); Professor Visitante do Mestrado em Crossways Cultural Narratives (Erasmus Mundus / Universitè de Perpignan, França) e da Universität Tübingen (Alemanha), no âmbito do Projeto “Literary Cultures of the Global South” (DAAD).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-403

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes