Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do POSCOM participam de Jornada de Pesquisa na UFRGS



De hoje até quarta-feira, um grupo de seis pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM participa, em Porto Alegre, da III Jornada de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas (JPs-TCCs). O evento é uma iniciativa do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD) da UFRGS e do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS) da UERJ.

A proposta da III JP-TCCs é oferecer um espaço para compartilhamento e debate dos impasses, dúvidas e incertezas que os pesquisadores enfrentam no desenvolvimento de suas pesquisas. Os trabalhos selecionados, nesse sentido, ao invés de apresentarem resultados parciais ou finais, expõem os empecilhos e dificuldades das investigações.

A programação do evento inicia hoje à noite, com a palestra de abertura, que abordará a Ética na Pesquisa. O palestrante será o professor doutor Charles M. Ess, da University of Oslo, autor, entre outros, do livro Digital Media Ethics e coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela criação das Ethic Guidelines para pesquisa online da Association of Internet Researchers (AoIR). Já o painel de encerramento, na quarta-feira, abordará as práticas de pesquisa e contará com a participação dos professores Eduardo Pellanda (PUC/RS), Sandra Montardo (Feevale), Gustavo Fischer (Unisinos), Raquel Recuero (UCPEL), com coordenação de Alex Primo (UFRGS).

Confira os trabalhos do POSCOM selecionados para a III JPs-TCCs:

A construção de um repositório para o grupo de pesquisa

Isabel Padilha Guimarães; Clarissa Schwartz; Ada Cristina Machado Silveira

Dilemas da pesquisa etnográfica e do debate teórico sobre inclusão digital: desafios e possibilidades

Sandra Rúbia da Silva

Juventude conectada: uma etnografia dos usos e apropriações de telefones celulares como mediadores tecnoafetivos

Romulo Tondo

Usos sociais do Facebook por migrantes brasileiros na Suécia: identidades, diferenças e dinâmicas interculturais nas redes sociais online

Laura Roratto Foletto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-383

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes