Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Obra do sociólogo Bernard Lahire é tema de minicurso no Poscom



No próximo dia 10 de outubro acontece o minicurso Bernard Lahire: a sociologia disposicional revisitada, ministrado por Pedro Robertt, professor dos cursos de Pós-Graduação em Sociologia e de Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

O evento ocorre nos turnos da manhã (entre 8h30 e 12h) e tarde (13h30 às 17h) no Auditório Multiweb (Prédio 67, no campus da UFSM). No primeiro período, a explanação será sobre A teoria dos campos e do habitus de Pierre Bourdieu e as formulações críticas de Bernard Lahire. À tarde, o foco recai sobre Os contextos de interação e a proposta de uma sociologia a escala individual em Bernard Lahire.

O minicurso é organizado pelo Grupo de Pesquisa “Usos Sociais da Mídia”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom).

As inscrições são gratuitas, abertas a estudantes de graduação e pós-graduação e docentes, e podem ser feitas até o dia 7 de outubro pelo site http://cursolahire.wixsite.com/lahire. O material bibliográfico para o curso será disponibilizado via e-mail para os inscritos. Serão conferidos certificados àqueles que participarem dos dois turnos da atividade.

Sobre Bernard Lahire

 O francês Bernard Lahire, professor da Escola Normal Superior de Lyon, é reconhecido como um dos mais apaixonados e críticos estudiosos da obra de Pierre Bourdieu, com o qual compartilha a perspectiva sobre a necessidade de superar, nas pesquisas, as abordagens subjetivistas – que concebem os agentes como capazes de tomar decisões de maneira reflexiva, racional e /ou livre – bem como as estruturalistas – que reduzem a ação à execução de constrangimentos estruturais impostos de forma mecânica. Ao mesmo tempo, Lahire questiona, por exemplo, a teoria de do habitus de Bourdieu por entender que ela não recobre a multiplicidade de referências identitárias presentes na contemporaneidade. Lahire é autor de mais de uma dezena de livros, dentre eles O homem plural: os determinantes da ação (Ed. Vozes, 2002), A cultura dos indivíduos (Ed. Artmed, 2006) e Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais (Ed. Artmed, 2004).

Sobre Pedro Robertt

Possui graduação em Sociologia pela Universidad de La Republica do Uruguai (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Tem se aprofundado na área de Sociologia do Trabalho pesquisando os seguintes temas: Reestruturação Produtiva, Flexibilidade, Classe Trabalhadora e Nova ética do capitalismo. Na atualidade desenvolve pesquisas sobre o Polo Naval na cidade de Rio Grande/RS. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Mudanças organizacionais e novas subjetividades no mundo do trabalho, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordena também o Grupo de estudos Trabalho e classes sociais na pesquisa sociológica, sediado na Universidade Federal de Pelotas. Atua, ainda, na área de Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais, tanto no ensino de graduação como de pós-graduação. É organizador dos livros Metodologia em Ciências Sociais Hoje: Perspectivas Epistemológicas, Reflexões Teóricas e Estratégias Metodológicas, volumes 1 e 2, em parceria com os professores Carla Rech, Pedro Lisdero e Rochele Faschinetto (Paco Editorial, 2016), e autor das obras Trabalho e reestruturação produtiva: entre lutas e negociações (Editora Opel, 2009) e O Estado da paz e a evolução da violência: a situação da América Latina (Editora Unicamp, 2002) – este último em parceria com Carlos Filgueira.

Serviço:

Minicurso: Bernard Lahire: a sociologia disposicional revisitada

Quando: dia 10 de outubro, manhã (8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h)

Local: Auditório Multiweb (prédio 67, Campus da UFSM)

Inscrições e informações: http://cursolahire.wixsite.com/lahire ou pelo e-mail cursolahire@gmail.com

Organização: Grupo de Pesquisa “Usos Sociais da Mídia” – UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-516

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes