Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A emoção como tema de estudos na Comunicação



A emoção é uma temática de estudos não só consolidada na área da psicologia, como também em ascensão em outros tantos campos de estudo. Para o Prof. Dr. João Freire Filho, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), essa valorização é tão relevante que “no entendimento de muitos autores, estaríamos assistindo a uma ‘guinada emocional’ análoga à ‘virada linguística dos anos 1970’.  No entanto, na Comunicação, os estudos sobre a emoção não têm obtido esse destaque, mesmo com “a extraordinária assiduidade com que as experiências e condutas emotivas são representadas, mobilizadas, compartilhadas e debatidas em distintos artefatos midiáticos”, analisa o pesquisador.


É a partir dessas problematizações, que Freire Filho vai desenvolver o tema “A vida pública das emoções”, na Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM), na próxima terça-feira (12/09).  Além de estimular a reflexão sobre o assunto, o professor pretende demonstrar “como a emoção pode constituir uma categoria ou uma dimensão analítica frutífera para o desenvolvimento de investigações na área da comunicação no Brasil, em uma conjuntura marcada por inovações tecnológicas, ‘guerras culturais’ e polarização política”.

A Aula Magna será realizada no dia 12 de setembro, às 9 horas, no Auditório Multiweb (prédio 67). O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-624

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes