Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorando do POSCOM ministra oficinas de Jornalismo Científico em Maputo-Moçambique



Entre os dias 22 a 30 de abril, o Doutorando  de Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da UFSM, Ulysses Varela, realizou na Universidade Pedagógica de Maputo (UP), localizada em Moçambique (África), mais uma “Oficina de Jornalismo Científico Online”, proferida aos acadêmicos do terceiro  ano do curso de Jornalismo daquela universidade.

A Oficina faz parte da agenda de atividades programadas e que vem sendo cumprida deste setembro de 2018 pelo doutorando naquele País, como bolsista do Projeto Educomunicação Intercultural, financiado pelo Programa Abdias Nascimento (CAPES), coordenado pela Profa. Rosane Rosa.

Durante a oficina os acadêmicos tiveram acesso a conhecimentos sobre a importância da divulgação científica e a prática do jornalismo científico na profissão que escolheram. Puderam exercitar a produção e publicação de textos em um Blog de Notícias Científicas alimentado pela turma (https://nossaciencia01.blogspot.com/).

 

Para o estudante de jornalismo, Edimilson Massango, participante da atividade, “A oficina foi importante, pois ampliou nosso conhecimento na área do jornalismo científico, produção de textos para internet e postagem em sites. Certamente estes conhecimentos serão úteis na prática, ainda mais no meu caso que já tenho um blog de notícias e estou pensando em melhora-lo cada vez mais”.

Segundo a professora Leonilda Sanveca, Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA) da UP, a  troca de conhecimentos entre Brasil e Moçambique  é de fundamental importância, pois os cursos de comunicação são novos na Instituição e necessitam de novas aprendizagens.  “A interação que estamos tendo com o Brasil está sendo positiva tanto aos acadêmicos da Universidade Pedagógica  quanto aos alunos Brasileiros, pois ambos ampliam suas experiências teóricas e práticas. Certamente temos muito mais a ganhar com esta experiência com o Brasil”, destacou.

 

De acordo com o cronograma de atividades, além desta oficina no mês de abril, outra já foi ministrada no segundo semestre de 2018 para a turma de Mestrado em Mídias Digitais da UP.  Ainda no mês de maio, no período de 06 a 17, já está prevista a terceira edição da oficina sobre Jornalismo Científico com outra turma do curso de jornalismo noturno.

 

Sobre o Programa:

Na UFSM o Projeto Educomunicação Intercultural  do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento é coordenado pela professora Dra. Rosane Rosa, que é vinculada ao Departamento de Ciências da Comunicação e aos cursos de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e  de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. A iniciativa tem mantido anualmente em Moçambique, de 2016 a 2019,  dois acadêmicos de graduação e um doutorando de comunicação.

O Programa destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional.  Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC)   e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Este iniciativa tem o objetivo de incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições de ensino superior (IES) no Brasil e no exterior, de modo a proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação com parceiros estrangeiros, especialmente na área de tecnologia assistiva (TA), bem como atender, preferencialmente, a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas conforme dispõe a Portaria do MEC Nº 1.129, de 17 de novembro de 2013.

Para outras informações sobre o programa acesse:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-abdias-nascimento-projetos-conjuntos-de-pesquisa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-813

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes