Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom debate Fake News e o combate às campanhas de desinformação em redes sociais online nesta quinta (5)



A próxima live do ciclo de debates do #poscomjuntesemcasa acontece nesta quinta (5), a partir das 15h, e tem como pauta “Fake News e o combate às campanhas de desinformação em redes sociais online”.

A mesa será composta pelo Dr. João Guilherme Bastos (INCT-DD) e pelo Dr. Marco Bonito (UNIPAMPA), com a mediação da professora do POSCOM e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política (UFSM), Dra. Rejane de Oliveira Pozobon

O pesquisador João Guilherme Bastos (INCT-DD) aborda o combate a campanhas de desinformação em redes sociais online, tanto do ponto de vista da produção acadêmica quanto na esfera da decisão política. Já o professor Marco Bonito fala sobre a iniciativa “Fato sem Fake”, fruto de um projeto de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa t3xto da UNIPAMPA, que visa criar um curso online para formar agentes sociais com habilidades, competências e atitudes para impedir a propagação de desinformações e notícias falsas.

Mini currículo dos convidados:

João Guilherme Bastos é pesquisador pós-doc no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), a frente do Laboratório de Dados (C2D2). Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com sanduíche sob orientação de Stephen Coleman na University of Leeds (UK). Membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. 

Marco Bonito é cientista social, doutor formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre pela Universidade Paulista, Comunicólogo especialista em Processos Comunicacionais e Cultura Midiática Digital Acessível às Pessoas com deficiência, com 19 anos de experiência no ensino superior. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Pampa onde é líder do Grupo de Pesquisa t3xto e ministra aulas no PPGCIC Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, além dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e propaganda. Atuou profissionalmente no mercado da Indústria Criativa e foi empreendedor/proprietário de uma empresa de Assessoria em Comunicação.

Rejane de Oliveira Pozobon é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Áreas de interesse: Comunicação; Política; Estratégias Comunicacionais; Espaço Público; Opinião Pública. Líder do Grupo de Pesquisa e estudos em Comunicação e Política (UFSM/CNPq).

O vídeo convite já está no canal do Poscom no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wueiaEysSwc&ab_channel=POSCOMUFSM%23PoscomJuntesEmCasa

Link para a live: https://youtu.be/rrMfxzBxIik

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes