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POSCOM marca presença na Feira do livro de Santa Maria com mais dois lançamentos de livros no dia 8 de maio



Na segunda-feira, 08 de maio, acontecem dois lançamentos de obras de professoras do POSCOM UFSM na 50ª Feira do Livro de Santa Maria. O GT de Comunicação e Gênero do POSCOM UFSM lança o livro ‘Feminismos, mídia e subjetividade’ organizado pelas professoras Milena Oliveira-Cruz (UFSM), Raquel Miguel (UFSC) e Soraya Januário (UFPE). O Projeto interdisciplinar de ensino 50|50 – Equidade de gênero na Comunicação lança seu primeiro livro ‘Abrindo Portas: 50|50 pela equidade de gênero na Comunicação’, de autoria das professoras e coordenadoras do projeto, Juliana Petermann (UFSM) e Fernanda Andres (UNIPAMPA) em parceria com as doutorandas Ariadni Loose (UFSM), Carolina Minuzzi (UFRGS) e Lara Cezar (UFPR).

O lançamento do livro ‘Feminismos, mídia e subjetividade’. está marcado para o dia 08 de maio, às 17h, na Praça Saldanha Marinho. As temáticas exploradas se debruçam sobre as questões de gênero, étnico-raciais, classe e demais marcadores sociais atrelados à comunicação. O grupo Comunicação, Gênero e Desigualdades da UFSM teve a função de coordenar e organizar esse trabalho com as professoras parceiras. O livro reúne pesquisas de diferentes regiões inicialmente debatidas no Simpósio Temático Feminismos, mídia e subjetividade: circulação de sentidos e práticas sociais durante o Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.

O objetivo da obra é fomentar o pensamento crítico das representações de gênero nos meios de comunicação. A obra é dividida em três seções: na primeira trata sobre feminismos nas redes, na segunda, representações das mulheres nos artefatos midiáticos, e na última seção aborda sobre feminismos e subjetividades, heranças, conflitos e trajetórias do movimento. A impressão da obra foi subsidiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa na UFSM e a distribuição é gratuita. A versão digital está disponível no site da editora Facos. Mais informações sobre no perfil do GT, @gp.comunicacaoegenero.

O livro “Abrindo Portas” (Editora FACOS-UFSM) resgata a história dos 5 primeiros anos do projeto, e divulga a metodologia para que estudantes, docentes e profissionais do campo de comunicação possam organizar o 50|50 nas instituições em que atuam. A obra traz o resgate da história dos 5 primeiros anos do projeto 50|50, o qual estimula a partir de uma série de ações o debate sobre o lugar das mulheres na indústria da comunicação.

A obra apresenta o contexto em que o projeto foi criado, discute as questões de desigualdade de gênero na publicidade e problematiza a configuração de gênero na comunicação. Os cinco capítulos reúnem a o processo de criação, metodologia empregada no projeto e um compilado das entrevistas com as palestrantes da edição 2021. Os exemplares de ‘Abrindo Portas: 50|50 pela equidade de gênero na Comunicação’ estarão disponíveis para compra na Livraria UFSM, banca número 11, durante todo o período da Feira. Os interessados em saber mais sobre o projeto podem acessar a plataforma www.nospesquisacriativa.com.br.

Também, na quinta-feira, 11 de maio, às 18h30, é realizado o lançamento da cartilha ‘Comunicação + Plural’, na 50ª Feira do Livro de Santa Maria. A cartilha “Comunicação + Plural” (Série Extensão da Pró-reitoria de Extensão da UFSM), de distribuição gratuita, oferece dicas para uma linguagem mais representativa. O material foi desenvolvido pelo grupo Nós Pesquisa Criativa organizado pela professora Juliana Petermann, discentes e egressos do POSCOM. O conteúdo foi dividido em quatro sessões que discorrem sobre a linguagem inclusiva em relação às questões de gênero, às questões da sexualidade LGBTQIA+, às questões étnico-raciais e às questões que dizem respeito às pessoas com deficiência. Essa divisão foi necessária tendo em vista que, para cada grupo, foi preciso um olhar diferenciado a partir das condições sociais e da linguagem de forma específica.

Texto: Kassieli de Mello

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