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Da objetividade à plataformização: Tendências temáticas e conceituais da pesquisa sobre jornalismo e notícia (2020–2025)



Por: Laura Coelho de Almeida

Entre 2019 e 2024, as pesquisas sobre jornalismo no Brasil evidenciam uma tendência em temáticas acerca das mudanças tecnológicas, desafios éticos e novas práticas de produção e circulação da notícia. A partir de um levantamento de artigos publicados em anais de eventos das áreas de Comunicação e Jornalismo, é possível identificar os principais interesses no debate acadêmico, os quais partem desde os critérios de noticiabilidade até a inteligência artificial, plataformas digitais e jornalismo local.

O levantamento faz parte de uma pesquisa de estado da arte para construção de uma tese, que analisou como o conceito de notícia vem sendo trabalhado nas pesquisas em jornalismo, nos últimos 10 anos. Como recorte, apresentamos aqui as tendências de pesquisa em artigos publicados em anais de eventos brasileiros da área de Comunicação e Jornalismo entre 2020 e 2025. O objetivo foi observar como o conceito de notícia vem sendo trabalhado nas pesquisas em jornalismo, com pontos de atenção para as reconfigurações da notícia em um cenário de plataformização e metrificação.

Para coletar os trabalhos que compõem o estado da arte, realizamos coletas nos anais de três eventos  da área de Comunicação e Jornalismo: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) e do Encontro Anual da COMPÓS. A seleção das pesquisas foi feita a partir de filtros de ano, nesse caso pesquisas publicadas nos anais entre 2020 e 2025, e critérios de inclusão e exclusão para coletar os trabalhos que apresentavam, em alguma parte do texto, definição de notícias ou similares.

Ao todo foram realizada 5 buscas nas bases de dados listadas, de modo que foram encontradas: 18 pesquisas no anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR); 11 pesquisas nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM); e 6 pesquisas no Encontro Anual da COMPÓS, totalizando 35 pesquisas no período de 2020 até 2025.

Principais tendências identificadas

Ao analisar as pesquisas publicadas nos anais dos 3 eventos nos últimos cinco anos, observa-se que as pesquisas em jornalismo no Brasil têm se concentrado em torno de quatro grandes eixos: valores-notícia e critérios de noticiabilidade, transformações tecnológicas no jornalismo, ética e profissionalismo, e dimensões sociais do fazer jornalístico.

Uma temática recorrente é o valor-notícia e os critérios de noticabilidade, o qual é abordado nas pesquisas tanto sob perspectiva teórica, a partir de revisões conceituais, quanto em observação empírica, como em análises de coberturas específicas, como os desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro. De modo geral, os trabalhos buscam compreender como os valores-notícia e critérios de noticiabilidade orientam o que se torna notícia em contextos diversos, como o jornalismo local, comunitário ou infantojuvenil. Em relação às transformações tecnológicas no jornalismo, ganham destaque as pesquisas sobre inteligência artificial, plataformização das notícias e uso de realidade aumentada e virtual na produção jornalística, discutindo novas formas de circulação e consumo da informação.

As pesquisas também demonstram um interesse em observar os desafios éticos e profissionais do jornalismo, tais como a objetividade, a credibilidade e a adaptação do jornalismo às dinâmicas digitais, questionando o papel do jornalismo em tempos de desinformação e precarização do trabalho. Por fim, as pesquisas demonstram uma atenção às dimensões sociais e territoriais do jornalismo, com pesquisas sobre representações de pessoas com deficiência, o papel das rádios comunitárias, a relação com o público com o jornalismo nas redes sociais e o avanço dos desertos de notícias, compreendendo o jornalismo como prática é um fenômeno social em constante transformação.

Abordagens metodológicas e teóricas

Além das temáticas, observa-se um grande uso metodológico de análise de conteúdo (6), revisão de literatura (5), revisão bibliográfica (3), entrevista (3) e análise do discurso (3). No entanto, destaca-se a dificuldade de categorizar a metodologia das pesquisas, pois, em muitos casos, ela não é descrita de forma explícita no corpo do texto. Em relação ao aporte teórico, percebe-se que as pesquisas acionam com mais expressão os seguintes autores: Galtung e Ruge (1965); Golding e Elliot (1979); Harcup e O’Neill (2017); Rodrigo Alsina (2009); Shoemaker e Choen (2006); Shoemaker e Reese (1996); Silva (2005); Traquina (2005); Tuchman (1978); Wolf (2009).

Em relação a aplicação do conceito de notícia nas pesquisas, a amostra demonstra que a maioria das pesquisas ainda parte da ideia da notícia vinculada aos critérios de noticiabilidade e valores-notícia, os quais orientam a seleção e hierarquização dos fatos de interesse público que serão publicados como notícia. Ao mesmo tempo, as pesquisas observam a notícia como uma construção social e discursiva da realidade, ou também a definem como produto do jornalismo e forma de conhecimento

Conclusão

A partir dos dados encontrados na amostra de 35 pesquisas publicadas entre 2020 e 2025, em três anais de eventos de Comunicação e Jornalismo — Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) e do Encontro Anual da COMPÓS — percebe-se uma tendência em revisitar conceitos clássicos do jornalismo, como objetividade, critérios de noticiabilidade e valor-notícia, ao mesmo tempo que as pesquisas buscam lidar com fenômenos emergentes, como a desinformação e plataformização. Ademais, a revisão evidencia que, apesar de ter um caráter central no jornalismo, o conceito de notícia é raramente discutido de forma explícita, estando sempre ligado a outros aspectos da profissão, como a objetividade, critérios de noticiabilidade, discurso, e narrativa.

Referências

GALTUNG, Johan; RUGE, Mari Holmboe. The structure of foreign news: The presentation of the Congo, Cuba and Cyprus crises in four Norwegian newspapers. Journal of Peace Research, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 64–91, 1965. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/423011. Acesso em: 25 ago. 2025
Golding, Peter; Elliott, Phillip. Making the news. Londres: Longman, 1979)
HARCUP, Tony; O’NEILL, Deirdre. What is news? News values revisited (again). Journalism Studies, [s.l.], v. 18, n. 12, p. 1470–1488, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1150193
RODRIGO ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petropolis: Vozes, 2009.
SHOEMAKER, Pamela J. e COHEN, Akiba. News around the world: Practitioners, Content, and the Public. New York: Routledge, 2006.
SHOEMAKER, Pamela J.; REESE, Stephen. Mediating the message: theories of influences on mass media content. New York: Longman, 1996.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 95-107, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091. Acesso em: 21 jun. 2024.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume II. A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Ed. Insular. Florianópolis/SC, 2005.
TUCHMAN, GAYE. Making News. A study in the construction of reality. New York: Free Press, 1978.
Wolf, Mauro. (2009). Teorias da comunicação. Lisboa: Presença.

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