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Informações para o 2º semestre/2023 📢



Horário e Disciplinas 2023/2 ou no Espaço do Auno

Acesse o HORÁRIO das disciplinas de 02/2023 e suas ementas/programas das disciplinas constam na Estrutura Curricular.

Para facilitar a localização dos assuntos no site, temos o menu SERVIÇOS (menu superior horizontal), com um campo para pesquisas por assunto (coloque alguma palavra do assunto a saber), ainda, qualquer informação poderá ser acessada nos ícones (ou menu expansível) Espaço do Aluno e no Espaço do Professor. Ainda, disponibilizamos no menu superior da página o item Links Úteis, vários atalhos outras páginas da UFSM  e outros que possam ser de interesse dos nossos(as) alunos(as). 

Para estudantes novos/ingressantes: Para acessar o Portal Estudantil, o 1º acesso à identificação será como login o número de matrícula e a senha é a data de nascimento no formato DDMMAAAA (por exemplo, 01091989, para nascido em 01/09/1989).
O número de matrícula e a senha são enviados para o e-mail informado na confirmação da vaga, e somente após esse processo, conforme calendário letivo (caso não tenha recebido esse e-mail na caixa de entrada, verifique a caixa de spam, ou acesse o Portal de Confirmação da Vaga e consulte seu nº de matrícula.

  👉 Calendário Acadêmico 2023 

27/07 a 31/07: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO – Período para solicitação de matrícula pelo Portal Estudantil ((estudantes de graduação e de pós-graduação).

01/08/2023:  MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

02/08 a 03/08/2023:  MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal Estudantil MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES – Período que o aluno poderá efetuar alterações na matrícula de disciplinas pelo Portal Estudantil (estudantes de graduação e de pós-graduação).

04/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

07/08 a 11/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

07/08/2023 – AULAS – INÍCIO do semestre: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

07/08 a 11/08/2023: MATRÍCULA – AJUSTE PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO- Período que os alunos de graduação ou pós-graduação podem solicitar ajustes de matrícula em disciplinas à secretaria do curso (por e-mail).

14/08 a 15/08:  MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL- Período para solicitar ao PPGAUP (curso de origem do aluno), pelo e-mail, ppgaup@ufsm.br, a matrícula em disciplina ofertada por outro curso de pós-graduação na UFSM.
                   COMO PROCEDER: O(a) aluno(a) deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer neste semestre em outros cursos de pós-graduação na UFSM, agrupar as disciplinas de um mesmo curso em um mesmo e-mail, com o título Matrícula Extracurricular e com cópia ao seu(sua) orientador(a). O curso avaliará o pedido e encaminhará ao curso que está ofertando a(s) disciplina(s) para análise e efetivação da matrícula. Ao aluno(a) que pretender matrícula em disciplinas de cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separados para disciplinas de cursos diferentes. O(a) aluno(a) deve acompanhar pelo Portal Estudantil a efetivação da matrícula. No e-mail deve ser informado: 
  Nome completo do(a) aluno(a) e nº de matrícula:
  Nível: (mestrado ou doutorado)
  PPG de origem da disciplina para a matrícula: 
  Código e nome da disciplina:

16/08/2023: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – AVALIAÇÃO E LANÇAMENTO NO SIE DAS SOLICITAÇÕES – Período para as coordenações de cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular e sua efetivação.

16/08/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula extracurricular. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso tenha solicitado algum ajuste à secretaria. 

08/10/2023: TESTE DE SUFICIÊNCIA – Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2023 (a publicação do edital de inscrições ocorre com a antecedência de pelo menos 45 dias).

20/12/2023: TÉRMINO DAS AULAS do 2º semestre letivo de 2023.

Atenção:

No mestrado o aluno deve cursar  24 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a dissertação por até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.

Plano de Estudos: Todo aluno deve ter um PLANO DE ESTUDOS que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso. O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal Estudantil durante o 1º semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o 2º semestre do curso. Acesse informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOSPode ser verificado também no Espaço do Aluno.

Disciplinas Obrigatórias: No PPGAUP os discentes de mestrado devem cursar duas disciplinas obrigatórias durante o 1º e 2º semestres desde o seu ingresso no curso. As disciplinas são, DAU838-Metodologia de Pesquisa e DAU840-Seminário de Projeto de Dissertação, cada uma delas é ofertada uma vez ao ano, sendo uma a cada semestre.

Aproveitamento de Disciplinas: Disciplinas de pós-graduação já cursadas, inclusive em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do PPGAUP, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. O PPGAUP limita ao aproveitamento máximo de até 8 créditos em disciplinas. Mais informações em: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas .

Alertamos que, o aluno ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, deve verificar com o(a) orientador(a), antecipadamente, da possibilidade de aproveitamento, pois qualquer disciplina cursada fora do curso será analisada pelo(a) orientador(a).

Qualificação de Mestrado : 
Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso em 2022 ou 2023 (matrículas iniciadas por 202270 ou 202360), devem em até 14 meses da data de matrícula devem encaminhar por e-mail, ppgaup@ufsm.br, a solicitação de Banca de Qualificação com Requerimento assinado para aprovação do Colegiado conforme instruções em: Qualificação de Mestrado.

EDT001: Deverá ser efetuada a matrícula em em EDT001 (mestrado) com o fim de manter o vínculo do(a) aluno(a) com o Programa quando não estiver mais cursando créditos, bem como formalizar a supervisão do trabalho de pesquisa pelo(a) orientador(a).
Atenção: Deve ocorrer a matrícula dos alunos em prorrogação de prazo da defesa já registrado no histórico ou em tramitação e em afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina).

A matrícula deve ser feita pelo aluno no período de matrículas e a Turma deve estar identificada com o nome do orientador. O(a) aluno(a) poderá ser reprovado(a) em EDT001 quando o(a) orientador(a) julgar que o(a) aluno(a) esteve ausente em suas obrigações acadêmicas. Caso não faça a matrícula em alguma disciplina, será desligado do programa por Abandono.
-> Os(as) alunos(as) que já efetuaram ou irão efetuar a abertura do processo para a defesa de dissertação, não devem matricular-se em EDT, pois o sistema considera este como regular até a entrega final do trabalho para a titulação.                                

Docência Orientada:
A matricula em docências orientada, APG303 e APG304 no Mestrado, ocorre no período de ajustes de matrícula, 07/08 a 11/08/2023, e será efetuada pela secretaria do curso, não sendo indicada a alunos que estejam no 1º semestre do curso.
=> O processo da docência orientada com os planos inseridos devem ser encaminhados (tramitados via processo PEN) o quanto antes, independente da data de matrícula.

O aluno deve efetuar a abertura de um Processo Nacional Eletrônico (PEN) pela Caixa Postal no Portal Estudantil, anexando os documentos necessários, preenchidos e assinados eletronicamente: Solicitação de docência orientada de mestrado, e o Plano de Trabalho de Docência Orientada. Mas, antes leia com atenção as informações e como solicitar em nosso site: Docência Orientada.

Aos alunos bolsistas é obrigatório o estágio de docência. A duração mínima do estágio de docência será de mínimo uma e máximo duas.

Recursos financeiros e Bolsa de Estudos: A pós-graduação conta com recursos financeiros distribuídos anualmente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a utilização é regida pela Portaria nº156/2014-CAPES/PROAP. Informações em: Recursos de PROAP/CAPES.

As cotas de bolsas de estudos, na modalidade Demanda Social – CAPES, são alocadas aos alunos de acordo com a disponibilidade e de acordo com Edital específico do PPGAUP. O aluno deve manifestar o interesse na bolsa de ao seu orientador devendo estar ciente dos  requisitos obrigatórios e necessários. Mais informações em: Bolsa de Estudos.

Para saber sobre Projetos de Pesquisa: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/2023/03/23/projetos-de-ensino-pesquisa-e-extensao-enriquecem-a-formacao-de-alunos-no-centro-de-tecnologia

ALERTA:

  • Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.
  • Reprovação em duas disciplinas (podendo ser também na qualificação) gerará o Desligamento por dupla reprovação.
  • Reprovação por frequência em duas disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
  • Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre ou EDD/EDT, o desligamento do curso será como Abandono.
  • Ter o prazo regular extrapolado, não havendo registro da prorrogação de prazo para defesa e sem o registro da abertura do processo de defesa, haverá o Desligamento por decurso de prazo.

Para saber qual o seu prazo final para a defesa, deverá contar 24 meses do início das suas atividades no curso e que coincide com o início das aulas na UFSM conforme o Calendário Acadêmico da UFSM

Demais dúvidas acesse o menu Serviços ou contatem pelo e-mail: ppgaup@ufsm.br

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