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Minicursos

Nome completo e instituição: Mariane Bosholn – PPG Ecologia/Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Nome do minicurso: Comportamento Animal

Descrição do minicurso: O curso apresentará as principais questões e hipóteses investigadas por ecólogos comportamentais: comportamento alimentar (estratégias de forrageio; teoria do forrageio ótimo), reprodutivo (seleção sexual; sistemas reprodutivos; cuidado parental), social (custos e benefícios da vida social; dominância social; territorialidade) e defensivo (comportamentos antipredatórios). Também apresentará os principais métodos usados em estudos de comportamento de invertebrados e vertebrados (p.ex. animal focal, ad libitum, scan), incluindo como elaborar etogramas e coletar dados. O público alvo são os estudantes de biologia, veterinária, zootecnia, ecologia e áreas afins.

Número de vagas: 25

 

Nome completo e instituição: Rodrigo Temp Müller.
 Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica/Universidade Federal de Santa Maria

Nome do minicurso: . Introdução ao uso de softwares em análises filogenéticas com caracteres morfológicos

Descrição do minicurso: No minicurso serão apresentados os passos básicos para elaboração de matrizes de caracteres morfológicos e processamento de dados em softwares computacionais de análises filogenéticas

Número de vagas: 15

Materiais necessários: Notebook com mouse e os softwares:

TNT (http://www.lillo.org.ar/phylogeny/tnt/)  e

 Mesquite (http://mesquiteproject.org/) instalados.

 

Nome completo e instituição: Flávio A. Pretto.
 Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica/Universidade Federal de Santa Maria

Nome do minicurso: Obtenção de modelos tridimensionais a partir de fotografias digitais.

Descrição do minicurso:  Estudos anatômicos e morfológicos têm como base a comparação direta de espécimes que, por vezes, encontram-se depositados em coleções distantes do pesquisador. O principal método de registro e permuta de dados anatômicos ainda consiste no emprego de fotografias, que, apesar de válidas, não permitem contemplar o objeto de estudo tridimensionalmente. Este minicurso tem como objetivo capacitar os participantes, com base em fotografias digitais, na criação de modelos tridimensionais simples. A metodologia, por sua relativa praticidade e baixo custo, pode ser aplicada durante visitas a coleções, além de possibilitar o intercâmbio de dados tridimensionais de espécimes.

Número de vagas: 10

Materiais necessários: Câmeras digitais e notebooks com acesso à internet. Opcionalmente, pode-se utilizar tripés para estabilizar a câmera. Se preferirem, os participantes podem se organizar em duplas para compartilhar os equipamentos.

Nome completo e instituição: Joel Henrique Ellwanger.

 Laboratório de Imunobiologia e Imunogenética, Departamento de Genética – UFRGS

Nome do minicurso: “Biodiversidade, desequilíbrios ambientais e doenças emergentes e reemergentes de origem viral”.

Descrição do minicurso:  Temas a serem abordados: 1. Conceitos em epidemiologia; 2. Caracterização de surtos, epidemias e pandemias; 3. Doenças emergentes e reemergentes de origem viral no Brasil e no mundo, com ênfase nas causadas pelos vírus Ebola, Marburg, Zika, HIV, HCV, Sabiá e Rocio; 4. Ecologia viral; 5. Ferramentas para o monitoramento de doenças infecciosas; 6. Biodiversidade e reservatórios virais; 7. Relação entre desequilíbrios ambientais e surtos/epidemias/pandemias de origem viral; 8. Importância da manutenção da biodiversidade para a prevenção e controle de surtos/epidemias/pandemias de origem viral; 9. Relação entre saúde humana, animal e ambiental (“One Health”) e doenças virais.

Número de vagas: 15

Nome completo e instituição: Dennis Guilherme da Costa Silva. Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas – UNIPAMPA

Nome completo e instituição: Mauro Eugênio Medina Nunes.
Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTOX) – UFSM

Nome do minicurso:  Uso de embriões de peixe-zebra em estudos de ecotoxicologia aquática.

Descrição do minicurso:  Embriões de peixe-zebra (Danio rerio; Zebrafish) são um modelo atraente para avalição ecotoxicológica de ambientes aquáticos sob risco de contaminação, uma vez que oferecem a possibilidade de avaliar diversos parâmetros toxicológicos em grande escala e em pouco tempo. O minicurso será dividido em dois momentos: primeiro será a introdução ao modelo, manutenção, reprodução e desenvolvimento; e um segundo momento voltado para a aplicação em estudos de ecotoxicologia, avaliação morfológica, comportamental e molecular.

Número de vagas: 30

 

Nome completo e instituição: Cícero Schneider Colusso, UFSM

Nome do minicurso: Iniciação à ilustração científica

Descrição do minicurso:  Minicurso de ilustração científica voltado para principiantes na área. O minicurso será dividido em dois momentos: Uma abordagem teórica com breve introdução à ilustração científica, materiais, técnicas e aplicações, e um segundo momento com experiência prática onde o aluno realizará na prática o que aprendeu na primeira abordagem.
 Número de vagas: 10

Nome completo e instituição: Bianca Laís Zimmermann (UFSM)

Nome completo e instituição: Ana Lúcia Anversa Segatto (UFSM)

Nome do minicurso:  Práticas em Filogeografia

Descrição do minicurso:  O minicurso abordará amostragem de indivíduos, marcadores genéticos e programas de análises utilizados em estudos de Filogeografia. Serão demonstradas as seguintes análises: alinhamento e medidas de diversidade genética; construção de redes genealógicas de haplótipos; Análise de Variância Molecular (AMOVA), testes de neutralidade e BayesianSkylinePlot.

Número de vagas: 20

Materiais necessários: computador pessoal para realizar as análises.

 

Nome completo e instituição: Cintia Gomes de Freitas, Laboratório de Genética e Biodiversidade da Universidade Federal de Goiânia

Nome do minicurso: Diversificação de espécies impulsionada por caracteres-chave: Teoria e métodos de ponta.

Descrição do minicurso:  Com a constante disponibilização de filogenias bem resolvidas é uma questão de tempo até que a Evolução e a Ecologia se integrem de forma indissociável. Ideias que antes podiam ser consideradas especulações agora podem ser formuladas como hipóteses ecológicas e evolutivas. O surgimento de caracteres inovadores supostamente pode levar a um aumento da taxa de diversificação das espécies levando à ocupação de novos nichos. Métodos cada vez mais avançados de analises de modelos de diversificação estão disponíveis para teste de hipóteses evolutivas. Usando exemplos simples e dados obtidos na literatura, o presente minicurso pretende introduzir o conceito de caractere-chave e sua importância na 1. adaptação às mudanças ambientais constantes, 2. facilitação na ocupação de nicho antes vagos, e 3. influência no aumento da diversificação de linhagens. Os alunos, guiados pelo professor usarão o programa R para gerarem gráficos e os interpretarão à luz da ecologia e evolução dos grupos foco.

Número de vagas: 15
Materiais necessários: Se possível, computador pessoal.

 

 Nome completo e instituição: Jamile de Moura Bubadué, Universidade Federal de Santa Maria

Nome do minicurso: Introdução à Morfometria Geométrica

Descrição do minicurso:  A morfometria geométrica é uma ferramenta de quantificação de estruturas biológicas, relativamente recente, que tem sido utilizada em diversos estudos taxonômicos, evolutivos e ecológicos. A partir desta ferramenta, é possível, não somente medir a variação biológica, mas também vizualizá-la através de grades de deformação e formas geométricas, facilitando a interpretação dos dados. O minicurso, tem como objetivo traçar um histório com relação a esta ferramenta e demonstrar, com exemplos práticos, como utilizá-la e entende-la. 

Número de vagas: 15

 

Nome completo e instituição: Jonathan Padilha Della Flora (UFSM)

Nome completo e instituição: Lívia Roese Miron (UFSM)

Nome completo e instituição: ​Letícia Militz de Souza (UFSM)

Nome do minicurso:  “Animais Peçonhentos: Lendas e realidades”

Descrição do minicurso:  Os animais peçonhentos representam um grupo importante na questão de saúde pública, desde a área farmacológica aos acidentes com os mesmos. Neste sentido, entender mais sobre esses animais desde informações simples como profilaxias e identificação do agente causador tornam-se de grande relevância, já que assim poderão ser evitados acidentes e caso ocorram, o tratamento clínico será de melhor eficiência. O minicurso será teórico-prático e tratará sobre a diversidade dos animais peçonhentos no Rio Grande do Sul, principais características, identificação, formas de prevenção a acidentes e as lendas que os envolvem.

Número de vagas: 20

 

Nome completo e instituição: Mariana Bender (UFSM)

Nome do minicurso: Métodos de amostragem em Ecologia Marinha

Descrição do minicurso:  Neste curso iremos mergulhar na variedade de métodos de amostragem de comunidades marinhas, buscando compreender a aplicação dos métodos, o desenho amostral no estudo de ecologia marinha, bem como os avanços recentes na amostragem subaquática. Extra: Breve introdução à Ecologia de peixes recifais.

Número de vagas: 40

 

Nome completo e instituição: Everton Rodolfo Behr (UFSM)

Nome do minicurso: Biodiversidade de aves da região central do RS

Descrição do minicurso:  O minicurso será teórico-prático (se o tempo permitir). Os inscritos serão orientados em campo na identificação das aves. Depois as espécies encontradas serão revistas e estudadas com mais detalhes. Aspectos da biologia, distribuição e status de conservação serão abordados.

Número de vagas: 20

 

Nome completo e instituição: Cristian de Sales Dambros  (UFSM)

Nome do minicurso: Introdução à programação em R.

Descrição do minicurso:  O curso terá o enfoque em práticas de programação no ambiente R e na confecção de gráficos. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
A linguagem R é hoje o principal meio para a realização de análises estatísticas nos mais diversos ramos da pesquisa científica, especialmente nas áreas biológicas e agronômicas.
Este programa é extremamente flexível e facilita a utilização de diversos métodos estatísticos comuns na literatura, assim como a criação de aplicações específicas definidas pelo usuário. Além disso, é uma ferramenta poderosa para a criação de gráficos, permitindo a criação de animações e gráficos tridimensionais. Por ser uma linguagem de programação, o programa R compartilha diversas similaridades com outras linguagens, como Java, Python e C++, facilitando também a compreensão e programação nestas linguagens.

Número de vagas: 20

Materiais necessários: Os alunos deverão trazer computador pessoal (preferível) ou pen-drive.