O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) alcançou o conceito 7 – nota máxima da CAPES – na Avaliação Quadrienal (2021–2024), consolidando-se entre os programas de excelência internacional da pós-graduação brasileira.
O conceito 7 representa a nota máxima de reconhecimento, atribuído apenas a programas que demonstram desempenho acadêmico e científico excepcional, com produção de alto impacto, forte inserção internacional, formação qualificada de recursos humanos, liderança científica e contribuição relevante para a sociedade com mecanismos de solidariedade reconhecidos. A conquista posiciona o PPGBTox como uma das principais referências nacionais e latino-americanas em diferentes áreas do conhecimento, tais como bioquímica, toxicologia, neurociências, farmacologia experimental, saúde ambiental e educação em ciências.
O resultado reflete um trabalho coletivo e contínuo. Ao longo dos anos, o corpo docente do PPGBTox construiu uma base científica sólida, sustentada por projetos competitivos, redes internacionais de colaboração e publicações em periódicos de grande relevância e impacto. O corpo discente teve papel central nesse processo, sendo protagonista na produção científica, no desenvolvimento de metodologias inovadoras e na participação ativa em congressos, intercâmbios e ações de extensão. A secretaria e o colegiado do PPGBTox foram igualmente essenciais para garantir o funcionamento eficiente, a organização acadêmica e a coordenação de atividades estratégicas do Programa. A participação ativa dos bolsistas de comunicação teve um importante papel na organização das páginas oficiais e divulgação das atividades do PPGBTox pelo site e Instagram do PPGBTox ao longo do período, bem como no auxílio para a realização de eventos do Programa.
É importante também destacar os egressos do PPGBTox, hoje inseridos em universidades, centros de pesquisa, indústria, hospitais e órgãos públicos no Brasil e no exterior. Nossos titulados constituem uma parte fundamental desse reconhecimento, levando a marca da UFSM e a formação de excelência do Programa para diferentes contextos científicos, tecnológicos e sociais.
A gestão acadêmica do PPGBTox, em articulação com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e a administração superior da UFSM, teve papel estratégico ao assegurar planejamento, políticas institucionais, apoio à internacionalização e às atividades de pesquisa, criando um ambiente favorável à consolidação do Programa em um cenário nacional altamente competitivo.
Mais do que uma nota, o conceito 7 representa o reconhecimento de um projeto acadêmico coletivo, comprometido com a excelência, a inovação e a formação de pesquisadores capazes de enfrentar os grandes desafios contemporâneos em saúde, meio ambiente e desenvolvimento científico-tecnológico.
Com essa conquista, o PPGBTox reafirma seu papel como um dos principais polos de produção de conhecimento e formação avançada em Bioquímica e Toxicologia no Brasil, projetando o interior do estado do Rio Grande do Sul, em especial a cidade de Santa Maria e UFSM no cenário internacional da ciência.