Ir para o conteúdo PPGCO Ir para o menu PPGCO Ir para a busca no site PPGCO Ir para o rodapé PPGCO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGCO realiza projetos de inserção social com a comunidade



O Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da UFSM (PPGCO) vem desenvolvendo ações de inserção regional e local com atuação no SUS. Estas são realizadas nas atividades de extensão e atendimento  à comunidade. Dentre as ações dos projetos de extensão e pesquisa com relevância para a sociedade tem destaque:

– Projeto de extensão de atendimento a adolescentes: o projeto realiza atendimento odontológico especializado a adolescentes provenientes de escolas públicas de Santa Maria. Aproximadamente 150 adolescentes são atendidos anualmente por alunos de ICs, mestrado e doutorado. Ressalta-se que trabalhos de conclusão estão sendo redigidos com essa referida amostra. Além disso, o projeto tem gerado produtos científicos como a elaboração de uma dissertação e dois trabalhos de conclusão de curso de graduação. Dados gerados demonstraram que as ações desenvolvidas no projeto foram efetivas para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes envolvidos.

– Clínica de Periodontia e de Odontopediatria – Discentes do PPGCO realizam atendimento à comunidade, priorizando casos avançados de problemas periodontais e odontopediátricos. Proporcionam espaço para treinamento e formação clínica dos alunos de pós-graduação, obtenção de material didático e espaço para realização de estudos clínicos.

-Projeto de Extensão Saúde Bucal do Paciente Oncológico Usuário de Prótese Removível do Hospital Universitário de Santa Maria. Este projeto atenderá pacientes oncológicos provenientes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) que iniciarão tratamento quimioterápico ou que farão uso de bifosfonato e visa melhorar a qualidade de vida destes pacientes (oncológicos usuários de prótese removível) através do atendimento odontológico antes do tratamento quimioterápico e do uso de bifosfonato.

Já a linha de epidemiologia bucal do PPGCO tem realizado periodicamente um trabalho de vigilância das condições de saúde bucal de crianças do Município de Santa Maria. Desde 2008, as diferentes condições de saúde bucal de crianças e pré-escolares da cidade vêm sendo monitoradas através de levantamentos epidemiológicos em amostras representativas da população. Tais ações contam com a presença de discentes e docentes do programa e além de servirem de base para dissertações e teses, geram relatórios técnicos específicos que são entregues e discutidos com os gestores de saúde bucal de Santa Maria.

Na zona rural da cidade de Rosário do Sul (RS) foi concluído um levantamento epidemiológico que avaliou questões relacionadas a Odontologia (Periodontia, Cariologia, qualidade de vida, etc) e Medicina, em parceria com a prefeitura municipal deste município. Este projeto estimula a prevalência de doenças relacionadas à Odontologia e Medicina, e busca estratégias para a resolução destas doenças e o estabelecimento de métodos preventivos para melhorar o quadro de saúde desta população. O projeto teve marco importante na saúde bucal daquele município por ser o único dado de saúde bucal disponível para o planejamento de políticas públicas de atenção. Os resultados desse levantamento foram disponibilizados para o poder público de Rosário do Sul e serviram de base para o alocamento de recursos públicos e melhorias na atenção odontológica na região de cobertura.

No ano de 2013, os discentes e docentes da área de patologia promoveram diversas ações e atividades no dia nacional contra o câncer Bucal. Estas levaram a transmissão de conhecimento a respeito da prevenção e tratamento do câncer bucal, bem como a realização de diversos exames de diagnóstico e posterior encaminhamento dos indivíduos para atendimento na Universidade.

Em 2016, um doutorando do PPGCO realizou o primeiro levantamento de dados a respeito das condições de saúde bucal de crianças do município de Santa Cruz do Sul-RS. O projeto envolveu alunos e docentes do PPGCO-UFSM juntamente com docentes e alunos de ICs da Universidade de Santa Cruz (UNISC). Como produtos, duas ICs foram concluídas com dados do levantamento e um relatório foi entregue para o secretário de saúde do referido município. Além disso, os docentes do PPGCO têm atuado como difusores do conhecimento através de cursos de formação aos dentistas da rede básica de saúde do município de Santa Maria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-531-201

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes