Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Webinário Direito (in)Comum é promovido pelo grupo de pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC) em parceria com grupos de pesquisa do PPGD da UFSM e outras instituições.




O Webinário Direito (in)Comum, promovido e realizado pelo grupo de pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC), no período de 04 de novembro a 16 de dezembro.

O evento é uma parceria com PPGD UFSM – Programa de Pós-Graduação em Direito, Núcleo de Direito Constitucional, Observatório Cyber Leviathan e REPE&C


As inscrições gratuitas pelo e-mail nucleodeestudosdocomum@yahoo.com. O evento é aberto ao público, não só da UFSM, mas de qualquer instituição!

Atenção: cada inscrição é unitária, ou seja, para cada palestra é necessário enviar um novo e-mail, que deve conter nome completo e palestra de interesse.

Para cada palestra serão disponibilizadas 2 horas de ACG. Os certificados serão enviados até um mês após o encerramento do webinário.

O evento será transmitido via Google meet.

Realizado em parceria com o Núcleo de Direito Constitucional (NDC), PPGD/UFSM, REPE&C e Cyber Leviathan.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

DIA 04.NOVEMBRO.2020 – 19h

Palestra do professor Francisco de Guimaraens, intitulada “O poder constituinte da multidão e uma outra democracia possível”

DIA 09.NOVEMBRO.2020 – 17H
Palestra do professor Murilo Duarte Costa Corrêa, intitulada “Filosofia Black Bloc, antagonismo e resistência”

Murilo Duarte Costa Corrêa é Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-Doutor pela Universidade de Brussel (Bélgica). Atualmente, atua como Professor Adjunto de Teoria Política na Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA/UEPG); e como Coordenador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Teoria Social/Teoria Política e Pós-Estruturalismo junto ao PPGCSA.

 

DIA 11.NOVEMBRO.2020 – 19H
Palestra do professor Giuseppe Cocco, intitulada “Aceleração algorítmica e renda de cidadania no capitalismo contemporâneo”.

Giuseppe Cocco é Doutor e Mestre em História Social pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne/França); Pós-Doutorado no departamento de Psycho-Social Studies da Birkbeck University de Londres (Inglaterra).
Atualmente, atua como Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ) e do Programa em Ciência de Informação (Eco-Ibict/UFRJ), e, como Editor da Revista Lugar Comum e da Revista Multitudes (Paris).

 

DIA 17.NOVEMBRO.2020 – 17h

Palestra da professora Bárbara Zsaniecki, intitulada “Estética da multidão e o espaço urbano do público ao comum”.

Bárbara Zsaniecki é Doutora e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade da Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Pós-Doutora pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Atualmente, atua como Professora Adjunta na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e como co-editora das revistas Lugar Comum – estudos de mídia, comunicação e cultura (Universidade Nômade, Rio de Janeiro), Multitudes – revue politique, philosophique et artistique (Paris) e Redobra (FAU/UFBA).

 

 

DIA 24.NOVEMBRO.2020 – 19h

Palestra do professor Acácio Augusto, intitulada “Democracias securitárias: dispositivo, monitoramento e lutas anárquicas anti-segurança”.

Acácio Augusto é Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Pós-Doutor em Ciência Política pela Universidade de Vila Velha (UVV). Atualmente, atua como Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (UNIFESP – Câmpus Osasco) e como Coordenador do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional de Tecnologias de Monitoramento). Além disso, colabora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), e é pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária/PUC-SP) e no grupo de pesquisa Segurança e Defesa nas Américas (UFF).

 

DIA 08.DEZEMBRO.2020 – 19h

Palestra da professora Raquel Recuero intitulada “Mídias sociais, desinformação e a democracia ameaçada”.

Raquel Recuero é Doutora e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL); e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente, atua como Professora e Pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL e como Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRGS.

 

DIA 16.DEZEMBRO.2020 – 19h

Palestra da professora Marcela Silviano Brandão Lopes intitulada “Artesanias do comum: sustentabilidade e resistência na metrópole neoliberal”. 

Marcela Silviano Brandão Lopes é Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, atua como Professora Adjunta da Escola de Arquitetura da UFMG; como Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo (NPGAU); como Pesquisadora do grupo INDISCIPLINAR (UFMG); como Coordenadora do Programa de Extensão Natureza Política e dos Projetos de Extensão Artesanias do Comum e Cartografia das Lutas; e, como Coordenadora da pesquisa Resíduos sólidos nas ocupações urbanas autoconstruídas: sustentabilidade sociocultural associada às políticas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-3836

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes