Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh realiza mais um momento do Projeto Oficina nas Escolas



Neste ano, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha de Santa Maria recebeu o Coletivo Migraidh para refletir sobre as Migrações Internacionais e Direitos Humanos. Três turmas do 2º ano tiveram a oportunidade de discutir na última sexta-feira (29) a agenda de direitos humanos relacionada à população migrante e refugiada.

A oficina apresentou a realidade vivenciada pela população migrante e refugiada e os desafios encontrados na sociedade de acolhida, do acesso documental aos serviços públicos, à inserção laboral e à inclusão social. Sobretudo destacou as barreiras enfrentadas, linguística, cultural, econômica, a desinformação sobre direitos e os estereótipos (re)produtores de xenofobia. A atividade focou a desconstrução destes estereótipos, apresentou a Política de Estado brasileira de direitos humanos e igualdade entre nacionais e migrantes, a importância das ações afirmativas e a promoção da igualdade de oportunidades, abordou sobre o tema documental e os desafios da integração e enfatizou a importância da informação.

Este projeto, voltado aos estudantes de ensino médio, busca sensibilizar para o tema das migrações internacionais e combater a discriminação por meio da informação.

“Os direitos humanos precisam estar presentes”. “Todo mundo, todo ser humano quer sobreviver, então precisamos colocar isso na nossa perspectiva e também em nossa proteção para os migrantes”. “A questão é que todo o migrante, todo o refugiado pode acrescentar algo para a sociedade”. “Os refugiados não estão vindo de mãos vazias”. Estas são frases ditas por refugiados e migrantes nas Nações Unidas exibidas em um vídeo de cerca de 4 minutos que foi exibido para dar a dimensão sobre os desafios de direitos humanos e reconhecimento, como inspiração e também como convocatória para um olhar ético sobre igualdade e respeito, bem como compreensão da essencialidade das migrações para o desenvolvimento das sociedades de acolhida.

As oficinas contam com a participação multidisciplinar da equipe de estudantes de graduação e pós-graduação do Migraidh nas diversas áreas de conhecimento.  Em 2022, a primeira edição do projeto aconteceu com os estudantes do Colégio Politécnico da UFSM, contando com uma segunda edição no Colégio Marista Santa Maria.

Equipe Migraidh

Fonte das frases referidas: ONU Brasil. Migrantes e Refugiados por eles mesmos. Disponível em: <https://youtu.be/kxWDTjeOQT4> 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4999

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes